A estratégia da amostra grátis

A estratégia da amostra grátis

Certa vez, um funcionário de um supermercado de Indiana (EUA) promoveu uma distribuição de amostras grátis de queijo. Tratava-se de um novo produto que estava sendo lançado no mercado e, para estimular as vendas, a fabricante utilizou-se desse recurso. Esse funcionário conseguiu vender a quantidade incrível de 450 quilos de queijo em poucas horas, expondo o produto e convidando os clientes a cortarem fatias para si mesmos, como amostras grátis.
Post 35.1Algo parecido aconteceu em outra ocasião, em outro segmento! A gigante americana Amway, empresa de produtos de limpeza e cuidados pessoais, utilizava como estratégia o modelo de vendas diretas porta a porta. Seus representantes batiam na porta de potenciais clientes e deixavam com eles um kit de produtos Amway, totalmente gratuito, composto por itens como: lustra-móveis, detergentes, xampus, desodorantes, inseticidas e limpa-vidros.
Post 35.2O vendedor presenteava o potencial cliente com o kit, pedindo simplesmente que ele experimentasse os produtos e, após 72 horas, voltava para colher suas percepções. Ao final da experiência, o representante da Amway retornava não só para colher as percepções, como também para receber os pedidos dos produtos que o cliente desejava comprar! As vendas “bombaram”!

O ponto em comum dessas duas ações de vendas bem-sucedidas é a estratégia da amostra grátis! A amostra grátis, assim como a demonstração ou a degustação, permitem ao futuro usuário experimentar seu produto/serviço antes que ele venha a comprá-lo.

Ao conceder uma amostra grátis, você manda um recado para o seu prospect, dizendo subliminarmente que o seu produto/serviço é tão bom e eficaz; e que você acredita tanto em sua eficiência, que você faz questão que ele o experimente antes de tomar sua decisão de compra, de modo que toda essa qualidade seja comprovada!

Vejamos alguns outros exemplos dessa estratégia que estão presentes em nosso dia a dia, bem debaixo do nosso nariz:

Test-drive de automóveis – Há quem se recuse a comprar um automóvel se não puder dirigi-lo antes. É o famoso test-drive, promovido regularmente pelas montadoras e concessionárias.
Post 35.3“Doação” de lançamentos de produtos para influenciadores digitais – Muitas empresas, como a Nivea por exemplo, costumam enviar amostras dos seus novos produtos para influenciadores digitais (como blogueiros e youtubers), de modo que eles testem as novidades e postem suas avaliações em suas redes sociais.
Post 35.41º mês grátis para os modelos de negócio baseados em assinatura mensal – Empresas que oferecem serviços de assinatura mensal costumam conceder pequenos períodos gratuitos para estimular o consumo. É o caso do Spotify, que oferece a versão premium gratuita, livre de propagandas chatas, por até 3 meses. O Netflix, por sua vez, oferece um teste grátis por 30 dias! E algumas empresas de cursos de ensino à distância oferecem livre acesso a todos os treinamentos do portal por até uma semana.
Post 35.5
Post 35.6Essa estratégia é muito eficaz, principalmente para aquelas pessoas que têm medo de adquirir um produto que não conhecem. Também pode ser muito útil para aquelas outras pessoas que não fazem a mínima ideia que um determinado item do seu portfólio existe e pode interessá-las. Essa estratégia também pode ajudar a convencer aquela multidão mais conservadora, que está presa aos seus velhos hábitos de consumo, a experimentar algo novo!

Em resumo, presentear seu prospect com uma pequena amostra de seu produto/serviço pode ser determinante para aumentar suas vendas! Bons negócios!

Que tal compartilhar?

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Telegram
Email
Rolar para cima