10 livros que todo profissional de vendas deveria ler

10 livros que todo profissional de vendas deveria ler

Você já ouviu falar sobre a filosofia Kaizen? Este é um termo japonês que significa “mudança para melhor” e remete à melhoria contínua. Nada mais é do que aquela velha máxima de hoje sermos melhores que ontem; e amanhã sermos melhores que hoje.

Ainda “nesse território”, é importante ressaltar que as mudanças não ocorrem rapidamente. Mas é algo gradativo, que vem de dentro para fora!

E uma maneira de vivenciar a filosofia Kaizen na prática é através da leitura! No mundo das vendas, existem uma diversidade infinita de excelentes conteúdos que nos faz refletir sobre novas teorias ou revisitar velhos conceitos. Se você puder navegar em qualquer uma dessas rotas, certamente estará na direção do processo contínuo de melhoria!

Pra isso eu trago aqui uma lista com 10 livros que todo profissional que trabalha com vendas deveria ler! Que tal começar com um deles? Espero que você goste!

1 – Os segredos da arte de vender (Zig Ziglair)

Esta obra apresenta uma série de técnicas para você obter reações positivas em suas negociações. Ziglair revela no livro como usar a imaginação no processo de vendas e como alcançar o sucesso ajudando outras pessoas.  Ele explica que o segredo está em entender as objeções e os medos que as pessoas enxergam na hora da compra. “O objetivo não deve ser derrotá-lo, mas convencê-lo de que se fizer a compra, ficará mais feliz e em melhor situação. As objeções alimentam-se de oposição, mas morrem quando concordamos com elas”, destaca o autor.

2 – Como vender qualquer coisa para qualquer um (Joe Girard)

Um clássico da área de vendas, escrito por um dos maiores vendedores do mundo! Este livro inspira pelo exemplo real de um verdadeiro campeão de vendas. Nele, você vai aprender técnicas de negociação para saber como avaliar as necessidades de um consumidor, como usar “a entrega antecipada” para conquistar o cliente, como transformar queixas em novos pedidos, como fidelizar um cliente para a vida inteira e muito mais.

3 – Receita Previsível (Aaron Ross e Marylou Tyler)

Trata-se simplesmente de uma referência de vendas para as empresas do Vale do Silício! Com a leitura deste livro, você será capaz de reestruturar sua área de vendas, especializando os papéis dos profissionais de pré-vendas, vendas e customer success. Será capaz de equilibrar as atividades de prospecção, fechamento e retenção, além de aumentar a previsibilidade do fechamento de negócios, ajudando a empresa a se planejar com mais segurança.

4 – A vaca roxa (Seth Godin)

Tente se imaginar em uma estrada, viajando lentamente com o seu carro. De repente, você se depara com diversas vacas malhadas. Todas iguaizinhas. À princípio, elas parecem lindas vaquinhas, mas dali a um tempo, você não aguenta mais aquela mesmice repetitiva. No entanto, qual seria o efeito se você avistasse uma vaca roxa? Isso mesmo, uma vaca roxa! Seria impossível não notá-la! Tendo dito tudo isso, o que você poderia fazer para transformar sua empresa em uma vaca roxa? Descubra nesta incrível obra!

 5 – SPIN Selling (Neil Rackham)

Apesar desta metodologia ter sido lançada no final dos anos 80, seus conceitos continuam extremamente atuais. Trata-se de uma metodologia de vendas baseada em perguntas, que devem ser feitas em quatro momentos cruciais: Situação, Problema, Implicação e Necessidade (que é justamente o acrônimo do título do livro – SPIN).

6 – As Armas da Persuasão (Robert Cialdini)


Depois de passar anos caindo na lábia de vendedores, o psicólogo Robert B. Cialdini resolveu se dedicar ao estudo da persuasão. E nessa busca incansável por entender quais eram os fatores que levam uma pessoa a dizer “sim”, ele criou os 6 gatilhos mentais que ativam partes do cérebro e convencem as pessoas a tomar decisões mais rapidamente.

7 – Supere o não: como negociar com pessoas difíceis (William Ury)

Como negociar de maneira bem-sucedida com um chefe teimoso, um cliente irritado ou um colega difícil, que insistem em dizer não? Como conquistar a cooperação das pessoas nas mais diferentes situações de conflito? O autor, que é um dos maiores especialistas em negociação do mundo, oferece uma estratégia eficaz de cinco passos para contornar a resistência da outra parte e finalmente chegar a um acordo.

8. A Bíblia de Vendas (Jeffrey Gitomer)

Com foco em melhorar a performance dos vendedores, este best-seller tem ajudado centenas de milhares de pessoas a enfrentar e resolver os desafios de vendas. A Bíblia de Vendas tornou-se um clássico no mercado editorial mundial e esteve no topo por mais de uma década.

9. Vender é Humano (Daniel H. Pink)

Todas as pessoas têm um vendedor dentro de si! Estamos “praticando vendas” quando apresentamos novas ideias aos colegas de trabalho, quando persuadimos os amigos a fazer um programa ou quando tentamos convencer nossos filhos a estudar. Esse livro traz excelentes técnicas para vendermos uma ideia e entendermos a perspectiva dos outros. Afinal de contas, vendas são feitas por pessoas para outras pessoas.

10. Mestres das Vendas (Ivan R. Misner e Don Morgan)

Ivan R. Misner e Don Morgan foram atrás dos melhores vendedores do mundo e pediram que eles revelassem o segredo do sucesso. Aqui estão as técnicas, estratégias e abordagens desses mais de 80 profissionais bem-sucedidos, distribuídos em artigos curtos e que também compartilham suas histórias e experiências significativas que passaram ao longo de suas carreiras.

E aí, vai começar por qual? Boa leitura e boas vendas!

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