O “pitch” de elevador

O “pitch” de elevador

Imagine a seguinte cena: você criou um produto com grande potencial de mercado e, certo dia, entrou no elevador e deu de cara com ninguém menos que Jeff Bezos, o fundador da Amazon, que foi considerado o homem mais rico do planeta em 2019. Você tem apenas alguns segundos em um local totalmente privado, só você e ele. O que você faria?
Post 34.1a) Comentaria que o tempo deu uma esfriada?
b) Ficaria olhando para os andares?
c) Tiraria uma selfie?
d) Ou tentaria aproveitar essa oportunidade única para apresentar seu produto para ele?

OPORTUNIDADE ÚNICA
Se a sua resposta for a mesma que a minha, certamente você escolheria a última opção! E isso está totalmente relacionado a um termo muito difundido no mundo das startups: o “Elevator Pitch” (ou “Pitch de Elevador”), já ouviu falar dele?
Post 34.2Essa expressão representa uma oportunidade rápida e única que você tem para apresentar seu negócio! Em termos mais práticos, trata-se de uma conversa relâmpago com duração de um minuto (no máximo), em que você deve passar uma mensagem simples e objetiva e que, ao mesmo tempo, desperte o interesse da outra pessoa!

E apesar do termo trazer uma analogia de um encontro casual dentro de um elevador, as oportunidades podem aparecer nas mais diversas situações, como em jantares, em congressos e em palestras, ou ainda no metrô, em lojas ou em restaurantes.

DANIEL PINK
Daniel Pink, autor do livro “Saber vender é da natureza humana”, faz algumas importantes recomendações para se chegar no pitch perfeito. Destaco aqui duas delas:
Post 34.31 – Executar o pitch em forma de perguntas: ao fazer um questionamento no lugar de uma afirmação, você será capaz de instigar a outra pessoa. Vai estimulá-la a refletir e tirar suas próprias conclusões. Se for bem-sucedido nessa técnica, obterá um engajamento muito maior! Para isso, precisa pensar na pergunta perfeita!

2 – O pitch “Twitter”: nessa rede social, só é possível postar textos de até 140 caracteres, ou seja, precisa ter um poder de síntese incrível! Isso requer planejamento e objetividade!

Ao unir essas duas técnicas, você conseguirá criar um pitch de elevador bem relevante para o seu negócio!

DESAFIO
O grande objetivo do elevator pitch é chamar a atenção. É a sua chance de se destacar em meio à multidão. E como o tempo é curto, é muito importante que você prepare seu discurso!

Para fazer isso, proponho o seguinte desafio – responda as questões abaixo pensando no seu negócio e, a partir de suas respostas, elabore um pitch de elevador curto, objetivo e instigante, que seja capaz de despertar a curiosidade na outra pessoa e que a faça querer saber mais sobre a sua ideia:
Post 34.4– Quais são as palavras que melhor definem o seu negócio, com precisão e objetividade?
– Quais são os diferenciais mais relevantes que só o seu negócio tem?
– Qual é o problema que o seu negócio resolve?
– E por que você é tão bom?

Sua fala tem que durar de 15 a 30 segundos. Se for um texto, sua mensagem deve ter apenas 140 caracteres. Feito isso, tente falar na frente do espelho ou para um colega de trabalho.

E aí, qual é o pitch de elevador do seu negócio?

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