Você já ouviu falar da expressão “boi de piranha”? É algo que surgiu no campo. Naquelas fazendas enormes. Mais especificamente quando o boiadeiro tinha a necessidade de fazer com que o gado atravessasse um rio, de uma margem até a outra.
Geralmente, os rios dessas regiões são repletos de piranhas famintas, esperando a primeira oportunidade para atacar a sua presa. Nesse caso, o gado seria um verdadeiro banquete para as piranhas e o fazendeiro amargaria um tremendo prejuízo.
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Foi aí que o fazendeiro pensou: “eu posso despistar essas malditas piranhas”. Para isso, ele deveria abrir mão de um boi mais velho ou doente, fazendo-o marchar na frente. Ele serviria de isca, pois enquanto as piranhas devoram o pobre boizinho, todos os demais passam pelo rio e seguem a caminhada sem dificuldade.
Em outras palavras, o boi de piranha é aquele que o fazendeiro sacrifica em benefício de toda a boiada, para que atravessem em segurança.
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Essa analogia – “Boi de Piranha” – pode ser aplicada em diversas situações do nosso cotidiano. Inclusive, é uma estratégia de vendas muito utilizada pelas empresas. E funciona da seguinte forma: a empresa sacrifica o preço de um produto ou serviço do seu leque de opções, em benefício dos demais. Utiliza esse “produto-isca” como uma pechincha para atrair novos clientes e, posteriormente, para estimular com que eles comprem outros produtos e serviços com ticket mais elevado.
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Ou seja, ao usar essa estratégia, você toma a decisão de vender um item da sua gama de produtos e serviços por um preço abaixo do mercado a fim de induzir seus clientes para outros produtos e serviços disponíveis, com valores e margens maiores.
Empresas dos mais diversos segmentos utilizam essa estratégia. Supermercados, atacadistas, lojas de vestuário e por aí vai. Quem nunca foi impactado por aquela super promoção da barraca de frutas da feira? É o feirante utilizando a estratégia “boi de piranha”, sacrificando o preço, por exemplo da laranja, para te atrair até a barraca dele. Uma vez lá, você compra a promoção da laranja, mas também levará uma caixa de morangos e um cacho de uvas, estes sim, com margem mais elevada.
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Ou então, quem nunca foi impactado por aquela outra mega promoção das redes de fast-food? Você foi atraído por um delicioso sanduíche que está custando apenas 1 real. Claro que, chegando na lanchonete, você também vai pedir batatas-fritas e refrigerante como acompanhamento, estes sim, com margens mais folgadas.
Em todas elas, um ponto em comum: ao entrar para comprar os produtos isca, o consumidor também acaba adquirindo outros itens com preço normal, que garantem uma margem final saudável.
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Além disso, ao adotarem essa estratégia, as empresas também ganham novos clientes que, inclusive, poderão comprar outras vezes.
Você aí com o seu negócio, já parou para refletir se existe algum produto que pode se tornar seu “Boi de Piranha”?