A importância das metas!

A importância das metas!

Certa vez Galileu disse: “Você não pode ensinar nada a um homem; pode apenas ajudá-lo a encontrar a resposta dentro dele mesmo”. É bem provável que você já conheça algumas ideias apresentadas neste post, mas um dos objetivos aqui é despertar a sua consciência para fatores básicos que podem te ajudar muito…. ou podem te sabotar!

Por falar em sabotagem, você tem ideia de qual é um dos erros mais comuns que nós cometemos quando o assunto é realização de metas? É algo realmente muito simples! Tão básico que parece até meio bobo, mas você se surpreenderia com a quantidade de pessoas que se sabota logo de cara ao pular esse primeiro passo!

O erro mais comum é não saber claramente o que busca atingir! Isso mesmo, se você não souber onde quer chegar ou o que quer conquistar, ficará muito mais difícil seguir na direção correta. O filósofo Sêneca já dizia: “nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir”.
Post 31.1Imagine a seguinte cena: você é um alpinista e tem o objetivo de escalar o Monte Everest! Ao iniciar a escalada, você derrama sangue, suor e lágrimas por cada avanço conquistado! Assim, depois de muitos metros, depois de muito perrengue, depois de muito esforço, depois de testar todos os seus limites, você finalmente consegue chegar no topo! E ao pisar no ápice, você finca sua bandeira com um sentimento inenarrável de conquista! No entanto, ao olhar para o horizonte com o intuito de deleitar-se com a vista, se dá conta de um erro fatal que acabara de cometer: você escalou a montanha errada!
Post 31.2Nessa analogia, substitua os metros conquistados por tempo (dias, semanas, meses ou anos). E substitua a montanha por sua vida! Você já se imaginou seguir a caminhada da sua vida trabalhando e vivendo em piloto automático por muito tempo e, só lá na frente, se dar conta de que viveu uma vida que não era sua? Só ao final da sua carreira e da sua jovialidade perceber que é tarde demais para mudar, porque só agora percebeu o que realmente queria e quais eram seus objetivos mais importantes?

Ter um norte claro, um senso de direção claro e decifrar precisamente qual é o seu destino final! Esses são os primeiros passos rumo à realização de suas metas, de seus objetivos e de seus sonhos! Esse exercício pode servir como a luz para a sua escuridão e vai te ajudar a não se sentir perdido num nevoeiro de confusão.
Post 31.3Somente depois que me dei conta disso tudo é que passei a traçar metas! Para tudo na minha vida! Metas de crescimento de carreira, metas financeiras, metas ligadas à saúde física e mental e até metas voltadas aos relacionamentos! Minhas metas geralmente são compostas de curto, médio e longo prazos. E isso me ajudou demais a descobrir exatamente aonde eu queria chegar e me permitiu manter meu foco na direção desejada!

Ao traçar metas, canalizamos nossa energia para o que é mais significativo e aumentamos consideravelmente nosso potencial de realização. É como se cada passo fosse uma peça de um quebra-cabeça que, somadas, formam uma imagem. Quando a imagem está completa, a meta foi atingida!
Post 31.4Trago o exemplo de uma pessoa que tinha como meta comprar um apartamento de 400 mil reais. A situação da conta bancária dessa pessoa não era tão animadora assim, pois havia apenas uma reserva de “alguns mil reais”. Isso significava que ela estava bem distante do seu grande objetivo! No entanto, ela não focava apenas na imensa distância que estava o seu destino final! Ela quebrou esse objetivo grandão em pequenos passos, menores e mais alcançáveis. Foram 80 passos de 5 mil reais cada um que a fizera realizar seu sonho! Em cada passo conquistado, tinha mais força para continuar seguindo em frente! E ao olhar para trás, pôde perceber como cada um daqueles passos a levou à etapa seguinte.
Post 31.5As pessoas costumam subestimar a capacidade de realizações que podem fazer em um período de 10 anos! Ou porque simplesmente não traçam metas, ou porque desistem antes mesmo de tentar!

 
À medida que transformamos nossas metas em pequenos avanços, os resultados se somam! E a cada pequena conquista, ganhamos mais confiança e energia, o que nos dá mais força para passarmos para a próxima etapa! E assim construímos um círculo virtuoso de realização de metas!

 
Faça esse exercício! Trace suas metas pessoais e profissionais! Pense nas grandes realizações e nos grandes sonhos! Depois quebre esse macro objetivos em pequenas etapas, mais fáceis de serem alcançadas. E comece a caminhar! Simples assim! Você vai se tornar um expert quando o assunto é realização de metas! Vai pra cima e arrebenta!

Que tal compartilhar?

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Telegram
Email
Rolar para cima