05 fev 2019

Resiliência

Existe um termo que tem ganhado cada vez mais importância nas palestras do mundo corporativo e de auto ajuda. Trata-se de um nome um pouco difícil e que não é autoexplicativo. É a resiliência. Já ouviu falar dela? Sabe o que ela significa?

Experimento – “Ajudando os idosos”

Post 24.1

Certa vez, um rapaz participou de um experimento apelidado de “Ajudando os idosos” que prometia ser agradável, levava 3 horas para execução e pagava 20 dólares de recompensa.

Os pesquisadores lhe entregaram um conjunto de refletores de bicicleta com tiras de velcro e uma bermuda de ciclista branca, quando um deles disse em tom formal: “Por favor, coloque esses refletores nas articulações de seu corpo e vista a bermuda. E, ah, não temos mais camisetas brancas, então você precisará ir sem camiseta. Deseja prosseguir?” O rapaz disse que sim e, alguns minutos depois, estava cheio de sensores reflexivos cobrindo seus cotovelos, pulsos e joelhos.

Os pesquisadores estavam estudando como os idosos caem no chão, visando ajudá-los a evitar lesões e ferimentos. O rapaz, então, foi instruído a caminhar por um corredor acolchoado no escuro enquanto uma câmera de vídeo registrava a posição dos refletores em suas articulações. Enquanto caminhava, acontecia uma das 3 coisas abaixo:

1 – O chão desviava subitamente para a esquerda, derrubando o rapaz com tudo no corredor acolchoado;

2 – O chão desviava subitamente para a direita, fazendo-o cair com tudo para a esquerda;

3 – Uma corda presa à perna do rapaz seria puxada, derrubando-o;

Post 24.21

Aqueles 20 dólares de recompensa significavam tanto para o rapaz que ele passou a próxima hora caindo uma vez a cada 30 segundos. Quando chegou a 120 quedas, os pesquisadores apareceram meio sem graça e admitiram que tinham se esquecido de ligar a câmera. E que o rapaz precisaria repetir todas as quedas. “Você deseja prosseguir?”. O rapaz disse que sim.
Com todo aquele equipamento, o simples fato de se levantar do chão já demandava uma energia enorme. Logo, depois de 120 quedas a mais, o rapaz já estava contundido, abatido e exausto. Ao final do experimento, os pesquisadores constataram que foi a sessão mais longa que já presenciaram.

Acontece que o estudo nada tinha a ver com “Ajudando os idosos”. Aqueles pesquisadores estavam estudando motivação e resiliência. Eles queriam saber quanta dor e desconforto era preciso submeter as pessoas antes de elas desistirem. Quanto uma pessoa era capaz de suportar para ganhar a recompensa prometida? Ao final, o rapaz ganhou um prêmio de 200 dólares por ter sido aquele que suportou o teste por mais tempo! (case retirado do livro “O jeito Harvard de ser feliz, Shawn Achor).

Resiliência – Definição

Post 24.2

Resiliência é a capacidade de uma pessoa em lidar com situações adversas, superar pressões, obstáculos e problemas; e reagir positivamente a eles, sem ceder à pressão e sem entrar em conflito psicológico ou emocional.
Em uma linguagem mais metafórica, imagine que você é um legume e está sendo cozinhado dentro de uma panela de pressão. A resiliência é sua força interior que não permite que você se desfaça por conta de fatores externos. Um legume resiliente, é que aquele que não cozinha jamais dentro dessas condições, pois ele é forte o bastante para suportar a pressão da panela.

Victor Frankl

Post 24.3

Veja o caso de Victor Frankl! Ele era um psiquiatra judeu que viveu como prisioneiro nos campos de extermínio da Alemanha nazista, onde passou por experiências repugnantes! Seus pais, seus irmãos e sua mulher morreram nesses campos.

Inclusive, era muito frequente as pessoas entrarem em depressão profunda e acabarem morrendo antes mesmo de irem para as câmaras de gás. No entanto, Frankl percebeu que as pessoas que mais suportavam aquela espera angustiante, eram aquelas que cultivavam a esperança de um dia sair dali e continuarem a sua vida. Tinham uma visão de futuro e arquitetavam planos para viver este futuro. Tudo isso ligados ao sentimento de missão e de dever.

Foi aí que Frankl descobriu que era possível motivar as pessoas com uma visão que criava sentido para a vida. Naqueles que estavam muito mal, ele procurava incutir sentido, mostrando que suas vidas eram miseráveis naquele momento, mas que não seria no futuro. Dessa forma, ele conseguiu estimular com muitas pessoas rompessem a bolha da depressão e mantivessem motivadas para o futuro. Há maior exemplo de resiliência do que este?

Ajustando as velas

Post 24.4

Habilidade de persistir nos momentos difíceis mantendo a esperança e a saúde mental. Conseguir mergulhar em situações que para outros são estressantes! Transformar infortúnios e desgraças em coisas boas! Criar emoções positivas em épocas de crise!

Todos nós, de tempos em tempos, somos testados na nossa capacidade de resiliência. Quando isso acontecer, não devemos tentar restaurar o passado, mas propiciar condições de dar um salto para frente. Como? Mantendo o foco no nosso propósito enquanto nos adaptamos a novos cenários e à novas realidades.

Como diz um velho ditado: “não podemos controlar os ventos que sopram no nosso barco, mas podemos ajustar as velas para chegarmos ao nosso destino.” É exatamente o que a pessoa resiliente faz – ajusta as velas para chegar ao objetivo, adaptando-se e agindo com flexibilidade diante da conjuntura

0 thoughts on “Resiliência”

  1. rardSnunk disse:
    Seu comentário está aguardando moderação. Esta é uma pré-visualização, seu comentário ficará visível assim que for aprovado.

    https://images.google.de/url?q=https://scialaba.weebly.com/uploads/1/3/5/6/135668503/fortnite_v-bucks_generator_2021_updated.pdf

    back downloading any music upon a extra site, create sure you approach the reviews upon that site to avoid downloading a virus. right of entry reviews that chat more or less malware or viruses. If there are any reviews indicating that the website has malicious files, you should avoid it. Even if there are no bad reviews, you should still be careful.

    When downloading music online, make definite that it is in a format that your music performer or computer can handle. The most common file format for music downloads is MP3, but there are many extra types. No event what format you get, make sure that it does not require conversion previously you can discharge duty it.

    KW:
    How To Get Free V Bucks On FORTNITE 2021
    How To Hack FORTNITE PS4 2021
    How To Hack In FORTNITE 2021
    How To Get Free V Bucks In FORTNITE 2021
    Free FORTNITE V Bucks 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *