O poder da curiosidade

O poder da curiosidade

Você sabia que é possível ser mãe aos 70 anos? Sabia que é possível queimar calorias por 24 horas fazendo apenas 30 minutos de exercícios físicos? Sabia que ingerir bebida alcoólica todos os dias pode fazer bem para a sua saúde?

Essas perguntas, um tanto quanto polêmicas, podem causar alguns tipos de sentimentos em você. Pode gerar indignação (“que tolice isso que você está dizendo”), mas também pode atiçar a sua curiosidade, causar um furor, um incômodo, uma excitação para querer saber mais a respeito para ter a certeza de que a informação é verdadeira ou não.

Post 13.3

A curiosidade

Isso acontece por conta da nossa curiosidade! Ela é o desejo do ser humano de ver ou conhecer algo até então desconhecido. Quando a curiosidade é estimulada, é despertado no receptor a vontade e o interesse de conhecer mais, saber mais, aprender mais.

É graças a ela que os seres humanos fizeram e continuam fazendo grandes descobertas! Se não fosse a curiosidade dos navegadores portugueses, por exemplo, o Brasil não teria sido descoberto.

Post 13.1

Se não fosse a curiosidade dos cientistas e pesquisadores, não teriam sido criados inúmeros antibióticos. Sem a curiosidade, ainda estaríamos na Pré-história! Não fosse por ela, nós não viveríamos em um mundo de mudanças e inovações constantes! Portanto, a curiosidade nos leva a descobrir coisas novas no intuito de saber mais sobre determinado assunto.

 

Atiçando a curiosidade

Algumas pessoas são curiosas por natureza, outras não. Será que temos o poder de despertar a curiosidade nelas?

200439667-001
Três psicólogos sociais de Nova York fizeram um experimento que funcionou da seguinte forma: uma pessoa sozinha parou numa calçada movimentada, escolheu um ponto vazio no céu e o contemplou por um minuto. Pouca coisa aconteceu nesse ato, pois a maioria das pessoas passou sem olhar para cima e sem olhar para a pessoa. O teste foi refeito, porém, dessa vez foram 4 pessoas que ficaram olhando, todas juntas, para o mesmo ponto lá em cima. Dentro de 60 segundos, uma multidão parou para erguer as cabeças em direção ao céu junto com o grupo.Post 13.8

Aqueles que não aderiram, pelo menos por um breve instante, sentiram uma pressão muito grande para olhar para cima! O resultado deste experimento foi que 80% dos passantes ergueram o olhar para o ponto vazio, movidos por um sentimento muito forte: a curiosidade!
Outra situação semelhante ocorre quando há um grave acidente de trânsito! Acredito que você já deva ter passado pela incômoda situação de ficar preso em um grande engarrafamento em uma das estradas do nosso país! Engarrafamento, este, causado por um grave acidente de trânsito.

Post 13.9

Ao passar pelo local do acidente, percebemos que o veículo já não estava mais impedindo o fluxo da pista. Estava no acostamento, sendo socorrido pelos bombeiros ou pela ambulância. Pois bem, se o veículo já não estava mais na pista, por que o engarrafamento continua quilométrico? A resposta é simples! Por conta da curiosidade. As pessoas reduzem drasticamente a velocidade de seus veículos, para verem e entenderem o que aconteceu e, assim, saciarem o desejo da curiosidade!

 

Teoria do Intervalo da Informação

Em uma outra linha de pensamento, chamada de Teoria do Intervalo de Informação, criada pelo americano George Loewenstein, ele chega à conclusão de que quando temos um espaço entre o que sabemos e o que queremos saber, somos motivados a buscar informações para preencher esse intervalo! E isso acontece justamente quando você consegue despertar a curiosidade nas pessoas.

Post 13.4

Para ativar essa curiosidade você pode utilizar frases incompletas ou polêmicas, que dão um gostinho de “quero saber mais sobre isso”. Por exemplo, as frases do início deste post:

 – Você sabia que é possível ser mãe aos 70 anos?

 – Você sabia que é possível queimar calorias por 24 horas fazendo apenas 30 minutos de exercícios físicos?

 – Você sabia que ingerir bebida alcoólica todos os dias pode fazer bem para a sua saúde?

Essas frases se tornam polêmicas, porque contradizem um padrão já consolidado pela sociedade. E é justamente essa contradição que vai chamar a atenção e despertar a curiosidade! No entanto, é fundamental que a informação passada seja real e verídica! Sem verdade, você perde a credibilidade, e sem credibilidade você não vende nada!

A título de curiosidade, vamos esclarecer as frases polêmicas:

Você sabia que é possível ser mãe aos 70 anos?

Em um passado recente, muitos médicos afirmavam que a idade ideal para a maternidade se situava entre os 20 e os 29 anos, época em que o corpo da mulher ainda está saudável e preparado para gerar um bebê. No entanto, com os avanços da medicina, essas estatísticas têm mudado um pouquinho, permitindo que as mulheres possam optar por uma gravidez mais tardia. Atualmente, a faixa de idade de risco para a gravidez é após os 35 anos, quando a mulher tem mais probabilidade de ter um filho com síndrome de Down.

 
No entanto, uma mulher indiana teve um filho aos 70 anos de idade. Isso mesmo, com 70 anos, Daljinder Kaur deu à luz (pela primeira vez) de um menino, depois de dois anos de tratamento de fertilização in vitro. O procedimento foi realizado em uma clínica de fertilidade no estado de Haryana, na Índia.

Post 13.5

Ela é casada há 46 anos e disse que já estava perdendo a esperança de ser mãe. O bebê foi concebido com o óvulo e o esperma do casal e a criança nasceu completamente saudável.

O título desse tema despertou curiosidade, pois rompeu com os padrões impostos pela sociedade e provou que é real e possível. Daria um excelente slogan para a clínica de fertilização aumentar significativamente suas vendas!

 

Você sabia que é possível queimar calorias por 24 horas fazendo apenas 30 minutos de exercícios físicos?

Muita gente sente preguiça só de pensar em se matricular em uma academia! Só de imaginar que terá que correr na esteira por pelo menos 1 hora, já bate o cansaço e o desânimo!

As pessoas costumam achar que para emagrecer, obter melhoras no condicionamento físico e no tônus muscular, é necessário fazer dietas super restritivas como a dos lutadores de MMA. Ou então acham que têm que se matar na academia para conquistar o corpo dos seus sonhos! No entanto, com o avanço dos estudos e das pesquisas científicas, hoje é possível você adquirir resultados bem expressivos, sem ter que se torturar tanto!

Com apenas 30 minutos de treino e uma dieta sem muitas restrições, é o suficiente para você chegar onde deseja! Tudo isso por conta do treinamento HIIT – abreviação de High Intensity Interval Training, termo inglês para Treino Intervalado de Alta Intensidade. Conforme o nome indica, o HIIT envolve exercícios aeróbicos realizados em alta intensidade por um curto período de tempo, intercalados com momentos de descanso. Essa metodologia faz com que seu metabolismo seja estimulado e acelerado, de maneira rápida, constante e segura, garantido que a “queima” de gordura ocorra não apenas durante o treino, mas também nas 24 horas subsequentes. Esse é o período de tempo que o seu metabolismo voltará “ao normal”. Com essa metodologia de treino, você queima mais calorias, em menos tempo de exercício.

Post 13.6

O título desse tema despertou curiosidade, pois rompeu com os padrões impostos pela sociedade e provou que é real e possível. Daria um excelente slogan para as academias de ginástica aumentar significativamente suas vendas!

 

Você sabia que ingerir bebida alcoólica todos os dias pode fazer bem para a sua saúde?

O vinho é uma das bebidas mais antigas do mundo e, até hoje, é objeto de estudo e admiração por muitos! Entre as propriedades do vinho, é que ele pode ser utilizado como prevenção de doenças cardiovasculares, uma das maiores causas de mortes no mundo. Também pode contribuir para a redução da pressão sanguínea, apresenta propriedade antioxidante, melhora a memória e alguns estudos mais recentes indicam que o vinho pode ter também ação anticancerígena.

Post 13.7

E para que os benefícios não se transformem em danos, o vinho deve ser ingerido com parcimônia. A quantidade recomendada é de uma a duas taças (de aproximadamente 100 ml cada uma) por dia, sempre junto com as refeições.

O título desse tema despertou curiosidade, pois rompeu com os padrões impostos pela sociedade e provou que é real e possível. Daria um excelente slogan para produtores de vinho aumentarem significativamente suas vendas!

 

Recado final

Para alavancar suas vendas, tente despertar a curiosidade de seu público! Para isso, use frases polêmicas que podem ir contra alguns padrões impostos pela sociedade! Lembre-se de que a frase deve ser real e verídica! Utilize também algumas palavras que podem ajudar a atiçar a curiosidade, como: “segredo”, “método pouco conhecido”, “poucas pessoas sabem disso”, “informações restritas” e assim sucessivamente! Boas vendas!

 

Que tal compartilhar?

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Telegram
Email
Rolar para cima