Concorrência sob um novo olhar

Concorrência sob um novo olhar

A cada ano que passa presenciamos mercados cada vez mais saturados, com uma infinitude de produtos e serviços, cada quais com suas especificidades e diferenciais marcantes. Aliás, para se destacar em mercados tão concorridos não tem sido tarefa fácil!

O que é concorrência?

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Isso nos traz à tona a palavra concorrência. Mas o que seria exatamente concorrência? Diz respeito à guerra de preços? Brigas por uma maior fatia na participação do mercado? Carnificina pela disputa dos mesmos clientes?

Concorrência direta e indireta

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Tecnicamente, existem a concorrência direta e a indireta. A concorrência direta é aquela em que seu concorrente oferece exatamente o mesmo produto ou serviço que a sua empresa, com pequenas variações. Por exemplo, duas empresas de seguro de automóvel que oferecem o mesmo serviço principal, com algumas condições diferenciadas.


Por outro lado, a concorrência indireta está presente quando empresas oferecem produtos ou serviços para os mesmos clientes que os seus, porém, em ramos de atuação diferentes.

Por exemplo, academias de ginástica, médicos de cirurgia plástica, nutricionistas, personal trainers, spas, lojas de suplementos, farmácias, clubes, tudo isso pode ser considerado concorrentes indiretos, pois atendem necessidades semelhantes de clientes que possuem perfis de comportamento parecidos.

Estude sua concorrência

Caso você sinta que o seu negócio está ameaçado pela concorrência, é importante estuda-la minuciosamente! Tanto seus concorrentes diretos como os indiretos! Saiba quais são seus pontos fortes e fracos, suas qualidades e defeitos! Sua política de preços e diferenciais! E, ainda, qual é a percepção dos clientes em relação a tudo isso!

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Não é tarefa fácil, mas é importantíssimo para definir estratégias, posicionamento de mercado e descobrir quais são as lacunas que ainda não foram preenchidas! Também é fundamental para ter clareza de quais são as tendências de comportamento do consumidor e, assim, corrigir sua rota!

O problema é que muita gente faz de tudo isso uma verdadeira guerra! Uma carnificina sangrenta! Muitos apelam para baixar os preços, falam mal dos concorrentes ou chegam até a iludir clientes…E essa triste realidade não leva a lugar nenhum!

Use a concorrência para potencializar o seu negócio

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Reflita: como seus concorrentes podem impactar positivamente no seu negócio? Podem te pressionar a inovar, a mudar e a agir? Podem te impulsionar a tirar aqueles velhos projetos da gaveta e a fazer uma série de melhorias?

Pasme! A concorrência pode sim ajudar sua empresa a entrar em um mindset de melhoria contínua. Desde que você não procure espelhar suas ações! Caso contrário, estará sempre atrás do concorrente, em uma eterna resposta à lei da ação e reação. Assim sendo, vencerá a batalha pelo vice-campeonato.

Para estarmos à frente, precisamos conhecer minuciosamente os hábitos dos nossos clientes como se fossem a palma de nossa mão! Dessa maneira, assim como nos ensina o livro “A estratégia do oceano azul”, seremos capazes de detectar e explorar novos mercados, livres de concorrentes! “Nadaremos de braçada!”

O case da Disney e da Universal

Vamos pensar por um instante no mercado de parques de diversão. Para isso, trago duas das maiores empresas norte-americanas neste segmento – Walt Disney World e Universal Studios.

Você já imaginou como deve ser difícil para a Universal ter como concorrente uma das marcas mais amadas do mundo – a Disney – que é líder absoluta de seu mercado.

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No entanto, elas não se canibalizam nem batalham por descontos. Elas têm posicionamentos diferentes e muito bem definidos!

A Disney, por exemplo, é muito mais focada em crianças cheias de fantasias, onde os pais as acompanham para tornar seus sonhos em realidade! A Universal já é mais ousada e aventureira! É focada nessas mesmas crianças, alguns anos mais tarde, depois de crescidas, quando elas não estão mais interessadas em princesas ou personagens infantis, mas em algo mais radical!

Nessa sutil diferença, as pessoas vão na Disney para passar férias EM família, enquanto na Universal, vão tirar férias COMO família, já que os pais vão para curtir as atrações junto com seus filhos e não só para acompanhá-los. Fascinante não?

Melhoria contínua

Sob essa ótica de melhoria contínua, a Universal lançou a atração do Harry Potter que foi um tremendo sucesso. Enquanto isso, a Disney se prepara para lançar o Star Wars, que promete muito!

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A Universal lançou as noites de Halloween, horripilantes, amedrontadoras, para quem gosta de levar sustos! A Disney, por sua vez, lançou o “Mickey’s not so scary halloween party”, que é algo mais divertido, nada amedrontador, voltado para as crianças e para a família.

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Nessa “guerra” quem sai ganhando é sempre o consumidor, pois a cada temporada tem uma novidade mais bacana, mais marcante, e fica sempre um gostinho de “quero voltar aqui nas minhas próximas férias!”

Shreck x Monstro S.A.

Essas duas companhias também são concorrentes em outro mercado: o de filmes e animações. E a história se repete! Ano após ano, cada uma lança um sucesso de bilheteria melhor que o outro.

Veja o que aconteceu em 2001. Os concorrentes eram a Disney e a DreamWorks (que mais tarde foi adquirida pela Universal). A Disney lançou “Atlantis, o reino perdido”, apostando em uma fórmula nova e o resultado foi um fracasso de bilheteria.

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Em contrapartida, a DreamWorks lançou “Shrek” que foi um dos maiores sucessos de todos os tempos. Isso incomodou a Disney e a pressionou a fazer algo melhor! Pouco tempo depois, em parceria com a Pixar, lançou “Monstros S.A.” que foi um baita sucesso! Quem ganhou com toda essa concorrência, mais uma vez, foram os cinéfilos e os fissurados por filmes e animações.

Entre 2003 e 2004, a história se repetiu. A Disney e a Pixar lançaram mais um sucesso – “Procurando Nemo”. Esse sucesso pressionou a DreamWorks, que respondeu com “Shrek 2”. A Disney e a Pixar devolveram com “Os incríveis”. E o ciclo continua…

Enxergando a concorrência por uma nova ótica

Nesse case entre Universal e Disney, as empresas conhecem profundamente os hábitos e os perfis de comportamento de seus respectivos clientes. Além disso, uma empresa exerce forte pressão psicológica sobre a outra, no sentido de trazer novas atrações constantemente, além de criar novos filmes e novas animações, cada vez mais fantásticas! Sem denegrir a imagem uma da outra. E aumentando a qualidade em cada lançamento!

 
Essa é a verdadeira concorrência! A concorrência que ajuda a crescer e a inovar! Que ajuda a fazer história e deixar um legado! Já foi assim no passado. A própria história nos comprova que muitos concorrentes não teriam atingido o seu ápice se o outro não estivesse presente. Isso aconteceu com a Puma e a Adidas, com Leonardo da Vinci e Michelangelo e com muitos outros casos, mas isso é assunto para um outro post.

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