Você já ouviu falar da estratégia do oceano azul? Por meio de uma metáfora, os autores do livro de mesmo nome – W. Chan Kim e Renée Mauborgne – trazem reflexões de como é possível criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante!
O livro cita que existe o oceano vermelho, um lugar cheio de tubarões assassinos que promovem uma verdadeira carnificina e derramam muito sangue! Nesse tipo de mercado há muita concorrência e todos os competidores são percebidos da mesma forma. Isso significa que apenas o preço é importante! Quem vende mais barato, ganha! Você conhece algum mercado nesse estágio?
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Já no oceano azul não há tubarão algum! Nem sangue! Você está livre para nadar sozinho em um mar azul e límpido! Isso significa que nesse mercado não há concorrência! É um mercado ainda inexplorado. Nesse contexto, a sua proposta de valor é única, o que torna a concorrência simplesmente irrelevante!
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Um dos casos mais emblemáticos é o do Cirque du Soleil e como eles reinventaram o mercado de circos. Havia uma época em que os circos faziam muito sucesso; contudo, com o passar do tempo, começaram a aparecer muitas insatisfações por parte dos clientes. As crianças, por exemplo, que eram o público alvo dos circos, preferiam jogar vídeo games do que assistir mágicas. Os pais, que acompanhavam as crianças, sentiam forte desconforto com os bancos de madeira e ficavam indignados pelo uso de animais nos espetáculos.
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Paralelamente a isso, as oportunidades de entretenimento, shows e jogos aumentavam a cada dia. Foi aí que o Cirque du Soleil decidiu fazer diferente! Tomou a decisão de não mais competir com todos os circos tradicionais! Tinha em mente que se quisesse superar todos os outros, precisava parar de lutar contra eles!
O Cirque du Soleil quebrou paradigmas e reinventou a roda da seguinte maneira: retirou os animais dos espetáculos, deixou de contratar os domadores mais renomados, elevou a sofisticação dos assentos com o intuito de melhorar o conforto para os clientes e, ao invés de oferecer humor barato, passou a oferecer um espetáculo de alto nível, como se fosse uma peça da Broadway. O público desse novo mercado era adulto, disposto a pagar preços bem mais altos, buscando uma experiência memorável! O Cirque du Soleil criou algo que ainda não existia! Criou um oceano azul! Não era um circo, nem teatro! Era um negócio novo.
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Outro exemplo de Oceano Azul é o iTunes! Durante muito tempo compramos CDs de músicas! E fazíamos isso, porque gostávamos de uma ou duas músicas e, quando nos cansávamos delas, largávamos o CD em qualquer canto. E assim criávamos uma pilha de CDs na nossa estante.
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Em 2003, a Apple se aventurou na música digital criando o iTunes, que permitia que os usuários baixassem somente suas músicas preferidas, em alta qualidade e a um preço justo! Com o surgimento do iTunes, os CDs se tornaram completamente irrelevantes!
Alguns anos mais tarde, o Spotify reinventou a mesma roda e criou um modelo de assinatura mensal, que dava acesso a qualquer faixa, de qualquer artista, permitindo a criação de playlists personalizadas! O Spotify criou um novo Oceano Azul e foi a sua vez de tornar o iTunes irrelevante! Qual será o próximo passo?
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Podemos citar ainda o exemplo da Smart Fit! Quem nunca pagou uma fortuna naquela academia de bairro por um ano inteiro e frequentou pouquíssimas vezes? A mensalidade girava em torno dos duzentos reais, os equipamentos eram enferrujados, os professores só davam atenção para aquela menininha mais bonitinha e os processos eram totalmente arcaicos.
A Smart Fit, então, criou um modelo de academia com mensalidades extremamente baixas (R$49), com equipamentos de altíssima qualidade e em grande quantidade, e tornou os processos bem mais fáceis e automatizados. A Smart Fit reinventou o mercado de academias de ginástica e tornou a grande maioria das academias de bairro, irrelevante!
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E por aí temos diversos outros exemplos de empresas que criaram, ou estão criando Oceanos Azuis, como é o caso do Waze, do Nubank, do Quinto Andar e tantas outras empresas!
Me parece que à medida que os oceanos vermelhos ficam lotados e as perspectivas de lucro se comprimem, as inovações surgem como afluentes que desembocam nos oceanos azuis, criando novas oportunidades!
De certa forma, podemos dizer que a maioria dos oceanos azuis é criada dentro dos próprios oceanos vermelhos, como uma evolução. Surge um novo negócio, logo aparecem os concorrentes e saturam o mercado, transformando-o em um Oceano Vermelho. Então, surge uma inovação ou uma reinvenção e um novo Oceano Azul se abre! E assim vamos vivendo, mudando e evoluindo! Em um mundo cada vez mais dinâmico, não é mais forte nem o mais inteligente que sobrevive, e sim, aquele que está mais disposto à mudança!