CHA

CHA

Você já ouviu falar de CHA? Não, não estou falando da bebida milenar originada na China.

Aliás, existe uma lenda bem interessante que relata a origem desta bebida aromática! Para conhecê-la, precisamos voltar 5.000 anos atrás, quando o Imperador Sheng Nong criou uma lei que obrigava o povo a ferver a água antes de ingeri-la, com o intuito de solucionar a constante incidência de surtos epidêmicos de seu reino. Certo dia em que estava repousando sob uma árvore, ele deixou sua xícara de água esfriando um pouco, e logo percebeu que algumas folhas haviam caído sobre o líquido, conferindo-lhe um tom castanho. Ao experimentar a bebida, descobriu que ela possuía um sabor aprazível, difundindo assim o cultivo deste alimento entre seus súditos. Interessante, não?

Post 20.1

Mas como disse no início desta mensagem, não é sobre esse chá que estou me referindo. Estou falando sobre uma outra especiaria, que na verdade é composta por três elementos muito poderosos. Elementos, esses, que se forem bem trabalhados e desenvolvidos, levarão você à competência: trata-se da junção de Conhecimento, Habilidade e Atitude! Vamos conhece-los:

Post 20.2

Conhecimento: É basicamente o saber adquirido! É o que aprendemos nas escolas, nas universidades, na vida, em nossa bagagem, nos livros, no trabalho. É a compreensão de conceitos e técnicas que são necessários para atingir seus objetivos! Acontece quando dominamos um determinado tema ou área! Por exemplo, você estudou e sabe como é o processo de vendas!

Habilidade: É o saber fazer. Via de regra, para adquirir habilidade é necessário praticar, treinar, errar e acertar. O conhecimento, só na teoria, é o saber, mas quando esse conhecimento é colocado em prática, ele se torna uma habilidade. Isso, porque, a prática leva ao aprimoramento constante até chegar à perfeição. Por exemplo, você sabe como é o processo de vendas e o coloca em prática, utilizando-o e aperfeiçoando-o constantemente no seu dia a dia.

Atitude: É o querer fazer. Ter atitude é ter iniciativa, é ter proatividade, é fazer acontecer! A atitude é a força motriz que lhe permitirá exercitar sua habilidade de um determinado conhecimento! Está ligada à ação. Não adianta ter conhecimento e habilidade e não ter atitude.

Post 20.3

O interessante é que a receita para se preparar um CHA de muita qualidade não é muito complexa. Conhecimento se adquire estudando, a habilidade vem com a prática e a atitude vem no DNA de cada pessoa! Sim, tudo isso está ao seu alcance, está nas suas mãos e só depende de você mesmo!

Post 20.4

No entanto, a receita da competência advinda do CHA só é efetiva se os três ingredientes estiverem presentes. Na falta de um, não haverá sinergia e o sucesso ficará comprometido.

CHA sem o H

De que adiantaria, por exemplo, um vendedor que já se formou em uma porção de cursos profissionalizantes, mas que nunca conseguiu colocar seus ensinamentos em prática? Nunca foi capaz de tirar a teoria do papel? Nesse caso, o vendedor tem o CONHECIMENTO, mas certamente não teve a HABILIDADE necessária para usá-lo com sabedoria em prol de seus resultados. Conclusão: o C, sem o H, não é eficiente.

 

CHA sem o A

Por outro lado, digamos que uma empresa tem o costume de investir pesado no treinamento de seus vendedores, levando conhecimento até eles e incentivando-os a colocarem os ensinamentos adquiridos em prática, de modo que que suas respectivas habilidades sejam desenvolvidas! Esse é um excelente começo. No entanto, se o vendedor não tiver interesse em aproveitar essas oportunidades e não estiver aberto para adquirir novas técnicas, dificilmente vai conseguir progredir. Nesse caso, lhe faltará ATITUDE, pois ele vai continuar fazendo tudo conforme já fazia antes. Ele tem o conhecimento e a habilidade, mas faltará a atitude. Em outras palavras, o CH, sem o A, também não é um bom negócio.

 

CHA sem o C

Por fim, digamos que o vendedor venha de uma família de negociadores. Já é tradição que todos de sua família tenha muita lábia, por natureza. Trata-se de um dom que fora aperfeiçoado através das gerações. Essa é uma pessoa que literalmente possui muita HABILIDADE para o negócio! Muitas vezes, até sem ter o conhecimento técnico, mas tem muita bagagem pela vivência prática. Ele até pode obter bons resultados, mas se aplicar técnicas de maneira consciente, tomando a atitude necessária para adquirir novos conhecimentos, seus resultados serão potencializados às alturas. Isso significa que somente o HA, sem o C, até pode levá-lo a um certo patamar, mas precisará desse outro ingrediente para subir de patamar e atingir resultados excelentes!

 

Uma questão de hábito

Trabalhar o CHA de forma consistente é um trabalho árduo, mas é o melhor caminho para garantir a obtenção dos resultados desejados e esperados. Tudo é uma questão de hábito. A criação de novos hábitos requer uma boa dose de esforço inicial! Mas depois de um tempo, com a repetição, ele se torna mais confortável.

Post 20.5

Já dizia Horace Mann – “O hábito é como uma corda, nós tecemos um fio dela a cada dia e, finalmente, não conseguimos mais rompê-la”. É você quem decide seus hábitos e são seus hábitos que decidem o futuro! Nós estamos onde estamos e somos o que somos por causa dos nossos hábitos.

 

O CHA de um vendedor de sucesso

Vejamos um vendedor de sucesso que almeja atingir resultados extraordinários. Independentemente de seu ramo de atuação, seja no mercado imobiliário, no mercado automobilístico ou qualquer outro segmento, existe uma porção de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para ele chegue no ápice e se torne um verdadeiro campeão das vendas!

Post 20.6

Vejamos um exemplo:

Post 20.7

E você? Já parou para se perguntar como anda o seu CHA? Qual o sabor que ele tem? De uma forma ou de outra, o intuito é que você faça uma reflexão! Vá atrás de novos conhecimentos e desenvolva suas habilidades! E tudo isso só será possível se você tiver atitude! Vá em frente e beba dessa fonte!

 

Que tal compartilhar?

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Telegram
Email
Rolar para cima