Você já ouviu falar da expressão “boi de piranha”? É algo que surgiu no campo. Naquelas fazendas enormes. Mais especificamente quando o boiadeiro tinha a necessidade de fazer com que o gado atravessasse um rio, de uma margem até a outra.
Geralmente, os rios dessas regiões são repletos de piranhas famintas, esperando a primeira oportunidade para atacar a sua presa. Nesse caso, o gado seria um verdadeiro banquete para as piranhas e o fazendeiro amargaria um tremendo prejuízo.
Foi aí que o fazendeiro pensou: “eu posso despistar essas malditas piranhas”. Para isso, ele deveria abrir mão de um boi mais velho ou doente, fazendo-o marchar na frente. Ele serviria de isca, pois enquanto as piranhas devoram o pobre boizinho, todos os demais passam pelo rio e seguem a caminhada sem dificuldade.
Em outras palavras, o boi de piranha é aquele que o fazendeiro sacrifica em benefício de toda a boiada, para que atravessem em segurança.
Essa analogia – “Boi de Piranha” – pode ser aplicada em diversas situações do nosso cotidiano. Inclusive, é uma estratégia de vendas muito utilizada pelas empresas. E funciona da seguinte forma: a empresa sacrifica o preço de um produto ou serviço do seu leque de opções, em benefício dos demais. Utiliza esse “produto-isca” como uma pechincha para atrair novos clientes e, posteriormente, para estimular com que eles comprem outros produtos e serviços com ticket mais elevado.
Ou seja, ao usar essa estratégia, você toma a decisão de vender um item da sua gama de produtos e serviços por um preço abaixo do mercado a fim de induzir seus clientes para outros produtos e serviços disponíveis, com valores e margens maiores.
Empresas dos mais diversos segmentos utilizam essa estratégia. Supermercados, atacadistas, lojas de vestuário e por aí vai. Quem nunca foi impactado por aquela super promoção da barraca de frutas da feira? É o feirante utilizando a estratégia “boi de piranha”, sacrificando o preço, por exemplo da laranja, para te atrair até a barraca dele. Uma vez lá, você compra a promoção da laranja, mas também levará uma caixa de morangos e um cacho de uvas, estes sim, com margem mais elevada.
Ou então, quem nunca foi impactado por aquela outra mega promoção das redes de fast-food? Você foi atraído por um delicioso sanduíche que está custando apenas 1 real. Claro que, chegando na lanchonete, você também vai pedir batatas-fritas e refrigerante como acompanhamento, estes sim, com margens mais folgadas.
Em todas elas, um ponto em comum: ao entrar para comprar os produtos isca, o consumidor também acaba adquirindo outros itens com preço normal, que garantem uma margem final saudável.
Além disso, ao adotarem essa estratégia, as empresas também ganham novos clientes que, inclusive, poderão comprar outras vezes.
Você aí com o seu negócio, já parou para refletir se existe algum produto que pode se tornar seu “Boi de Piranha”?