Feliz ano novo, caro leitor! Dessa vez, realmente espero que seja “ano novo, vida nova”! Digo isso pois termina ano, começa ano, costumo fazer inúmeras promessas, inúmeros pedidos, inúmeras resoluções; dou início ao ano com todo o gás, mas, de repente, como num passo de mágica, as coisas estacionam.
Não sei bem o que acontece, mas percebo que elas não são realizadas! E quando me dou conta, o ano está acabando e lá estou eu fazendo as mesmíssimas promessas, pedidos e resoluções que fiz no ano passado. Parece um looping infinito!! Isso já aconteceu com você? Já teve esse tipo de sentimento?
Às vezes me sinto até meio bobo, comemorando o ano novo, para uma vida velha!
Principais promessas
Pesquisas apontam que 80% das pessoas desiste de suas resoluções de ano novo até a segunda semana de fevereiro! É muita desistência em tão pouco tempo, não é mesmo?
E as principais promessas de ano novo que eu mesmo já fiz ou que eu escuto por aí, geralmente são voltadas para os mesmos assuntos. As mais frequentes são mais ou menos essas:
1 – Emagrecer – Essa é uma promessa clássica! “É sério, dessa vez eu vou começar uma dieta!” O problema é que depois que passa o Carnaval, vem a páscoa e todos aqueles chocolates gostosos. Quando chega esse momento, a grande maioria das pessoas já abandonou a ideia da dieta, se é que não abandonou antes.
2- Fazer atividades físicas – Geralmente, quem quer emagrecer também começa a fazer exercícios físicos. E com o verão bombando, as praias lotadas e as pessoas tendo que usar pouca roupa para expor o corpinho fitness; o gás para fazer exercícios, treinar e suar a camisa está lá em cima! A dificuldade começa a aparecer quando você não tem mais que ir para a praia. As temperaturas caem, você esconde suas gordurinhas debaixo dos casacos e aí você amolece com suas metas. Pra completar, dá uma preguiça danada de fazer exercícios quando começa a chover ou quando está muito frio, não é mesmo?
3 – Cuidar melhor da saúde – De certa forma, as duas promessas anteriores têm a ver com cuidar melhor da saúde. Mas quando falamos de saúde, abrangemos outros fatores além da alimentação e da prática de exercícios físicos. “Esse ano eu vou fazer um check up, vou colocar menos sal na comida, vou cuidar do meu coração, vou acompanhar minha pressão, vou controlar meu stress.” Ufs, só de pensar em tudo isso já começo a ficar cansado. Essa é outra promessa muito comum! Você planeja marcar vários médicos logo no começo do ano para ver se está tudo bem, mas, na prática, acaba indo no médico somente quando aparece alguma dor.
4 – Largar meu vício – “Esse ano eu vou largar esse meu vício!” Quantas vezes você já não se prometeu isso? E quantas vezes conseguiu cumprir? Pois é, li outro dia que o dia 31 de dezembro foi eleito como o último dia do vício. A quantidade de gente que promete que vai largar seu vício (de comer chocolate, de fumar, de beber, de reclamar, etc) no ano que vem é muito grande! Mas, apesar das motivações internas e externas, muitas vezes o vício fala muito mais alto e acaba nos vencendo nos nossos momentos de fraqueza. Conclusão: deixamos para cumprir essa promessa só no outro ano.
5 – Juntar dinheiro – “Esse ano, eu vou juntar XXX reais. Eu preciso ter essa disciplina!” No começo do ano, lá estou eu fazendo diversos cálculos e planilhas, sendo rígido comigo mesmo, me podando em diversas compras supérfluas. Mas logo no mês de janeiro já encontro diversos desafios para fazer isso acontecer: aumento das despesas principalmente por conta do IPVA, IPTU, matrícula escolar e reajustes. Também é em janeiro que vem a conta dos gastos do Natal e da viagem de Reveillón. Além disso, “pra fechar o caixão”, em algum momento do ano vai aparecer aquele objeto de desejo (roupas, viagens, cursos) que é muito difícil de controlar a impulsão! Conclusão…até conseguimos poupar um dinheirinho, com bastante esforço, mas essa reserva se evapora em questão de segundos.
6 – Comprar a casa própria ou ter seu próprio carro – De certa forma essa promessa está muito ligada com a de juntar dinheiro. Bem, se você não tem organização para poupar dinheiro sozinho, fazer uma dívida até pode te trazer a disciplina de pagar algo mensalmente e assim construir um patrimônio. Mas só de pensar em quantas parcelas eu vou ter que pagar para comprar um carro ou um apartamento, só de imaginar por quanto tempo eu terei que me apertar e me poupar de alguns pequenos prazeres, eu prefiro ficar do jeito que estou. Consigo me locomover de transporte público e morar de aluguel, sem gerar tanta pressão financeira sobre mim mesmo. É bem mais fácil desse jeito, certo? Deixa essa pro ano que vem, também!
7 – Viajar mais – “Esse ano eu juro que vou viajar mais! Isso me faz tão bem! É tão saudável para a minha mente! Eu relaxo muito e volto com as energias renovadas!” No entanto, quando chega aquele feriado prolongado ou as férias, o máximo que eu penso em fazer é ir para praia aqui pertinho mesmo ou, então, para o sítio da família que fica no interior. Afinal de contas, pretendo economizar dinheiro, lembra? Essa é mais uma resolução que só fica no papel!
8 – Conquistar um emprego novo – “Ano novo, vida nova, emprego novo!” É assim que se fala, não? “Chega do meu chefe, não aguento mais meus colegas de trabalho e quando olho para a minha conta bancária me dá vontade de chorar!” Querer mudar de emprego para ganhar mais é muito comum, mas toda a força e a coragem da virada, acabam dando espaço para o medo de trocar o certo pelo duvidoso! “Acho que eu consigo aguentar mais um aninho por aqui mesmo”.
Como disse anteriormente, nem sempre essas promessas saem do papel. Os meses passam e toda a empolgação da virada do ano perde força para os problemas e a correria do seu cotidiano, transformando toda aquela energia e força de vontade, em preguiça ou procrastinação.
Um bom começo
No entanto, uma prática excelente para começar o ano com o pé direito é fazer um balanço do ano que está terminando: um levantamento de tudo aquilo que você realizou ou deixou de realizar, suas vitórias e derrotas, seus sucessos e fracassos.
Assim sendo, você poderá revisitar suas prioridades, redirecionar seu foco e estabelecer novas metas para o ano que vai começar, com mais clareza, assertividade e afinco!
Listar os objetivos para o próximo ano é o primeiro passo para fazer dele um ano bem mais produtivo e realizador!
O segredo para cumprir suas promessas
Contudo, o maior desafio está na realização das promessas, certo? Mas se tantas pessoas desistem de suas promessas, qual é o segredo daquelas outras que conseguem cumpri-las? O que essas pessoas fazem para tirá-las do papel e torná-las realidade?
Segundo alguns estudos, pessoas que têm sucesso em planejar e cumprir suas resoluções apresentam algo em comum: elas costumam acreditar que nada vai mudar repentinamente, da noite para o dia. Não só acreditam como têm plena consciência de que as coisas não mudam assim do nada!
Um dos grandes segredos dessas pessoas que costumam realizar suas metas é ter um bom controle de suas próprias expectativas. Elas já esperam mudanças sutis e gradativas. Elas têm consciência do que precisa ser feito, sabem que vão conquistar pouco a pouco ao longo do ano, em pequenos passos e com consistência.
Esse é um ponto importantíssimo! Talvez aquele que vai determinar se você vai persistir no caminho de suas conquistas ou se vai desistir no meio do caminho! Claro que existem outros ingredientes essenciais que encorpam essa receita, como a disciplina, o foco e a determinação!
Mais 4 Dicas simples
Mas não é só isso. Existem mais 4 dicas bem simples e práticas que vão elevar seu poder de realização às alturas! Não são remédios milagrosos, mas pequenos hábitos que poderão te ajudar significativamente no caminho da realização das suas promessas!
1 – Mesmas promessas com pequenas mudanças!
Tem gente que consegue cumprir suas resoluções de Ano Novo, mantendo-as inalteradas todos os anos. É algo que já virou hábito, que já virou rotina e que se deseja manter ao longo dos próximos tempos. A única diferença é que a cada ano que passa é possível fazer pequenas melhorias. Nada muito radical, mas com muita consistência!
Por exemplo, no quesito alimentação: digamos que você tenha o hábito de comer muitas frituras e doces, não gosta de frutas e verduras, não tem um horário regrado para comer. Também costuma comer muito rápido e não saboreia a comida. Pra completar, em qualquer ponto de estresse do seu dia, você desconta compulsivamente na ingestão de alimentos.
Para transformar todos esses costumes de uma só vez em hábitos saudáveis, você vai precisar de muito esforço! Serão mudanças radicais que até poderão ser efetivas no início, mas que certamente perderão força ao longo do tempo. No momento em que sua força de vontade estiver sem potência, seus planos começam a ir por água abaixo.
Então, uma boa saída para essa situação é fazer pequenas mudanças gradativas. Num primeiro momento, colocar mais frutas e verduras na sua alimentação. Quando se adaptar a isso, você pode, num segundo momento, colocar regras de horários para comer. Quando ambas as mudanças estiverem incorporadas, pode começar a substituir frituras por grelhados. Depois, em um outro momento, reduzir os doces e por aí vai. Quando você menos esperar, estará com uma alimentação super saudável ao longo dos anos! Bem diferente de querer mudar tudo de uma vez, manter sua promessa por apenas 3 meses e desistir logo depois disso.
2 – Deixe suas resoluções à vista!
Quem escreve seus objetivos todos os dias, lembra deles a todo momento! Quem lê suas promessas todos os dias, fica mais próximo delas! Quem pensa nas suas metas diariamente, as realiza com mais frequência!
Tudo isso ajuda a aumentar o seu foco! Isso porque seus objetivos ficam no radar todos os dias! Bem diferente de simplesmente fazer uma promessa no início do ano e não olhar, nem falar, nem pensar nela em nenhum momento dos outros 364 dias do ano.
Escrever, ler e pensar em seus objetivos com frequência os manterá frescos na memória e o auxiliará na tomada de atitude!
3 – Um bom motivo!
O que a maioria das pessoas chama de resoluções, na verdade, são apenas desejos de coisas divertidas que elas querem que aconteça. A maioria das pessoas não está resolvendo algo dentro de si e é aí que mora o perigo.
Quando você tem uma causa por trás de suas resoluções, quando se tem um real significado, você se transforma! Isso porque seu tanque ficará cheio de gasolina! Sua labareda ficará intensa! Você dará o seu 100%, sempre! Todos os dias do ano! Aí não tem como as coisas darem errado! Não tem espaço para desânimo, medo ou procrastinação! Você terá energia e disciplina em abundância constante!
4 – Acompanhamento
Imagina que nesse exercício você é o seu próprio líder. Você é o presidente da companhia “Você S/A” e deve “prestar contas” sobre como andam as suas próprias resoluções, para você mesmo!
Ao enxergar dessa forma, você deve fazer um acompanhamento das suas metas ao longo do ano, para se certificar qual o status da conquista. Quais passos já foram dados, quais passos ainda faltam dar?
Uma forma simples de fazer isso, por exemplo, é medir sua evolução toda segunda-feira. Fazendo esse acompanhamento semanal, você será capaz de visualizar o quanto caminhou. É uma forma de você apurar os mínimos detalhes que farão as grandes diferenças na realização das suas metas.
Por outro lado, você também pode fazer esse acompanhamento mensal ou trimestralmente, para ter uma visão mais macro de como andam seus grandes objetivos.
Você merece!
Caro leitor, termino esse post da mesma maneira que eu o iniciei! Desejando Feliz Ano Novo! E dessa vez eu realmente espero que seja “ano novo, vida nova”! Pequenas mudanças de hábito, pequenas mudanças na forma de enxergar as coisas, farão uma tremenda diferença na realização das suas promessas, dos seus objetivos e das suas resoluções! Você merece realizar todos os seus sonhos! Vai pra cima e arrebenta!