Você sabia que o termo “Black Friday” (em inglês “Sexta-feira Negra”), surgiu nos Estados Unidos e simboliza a inauguração da temporada de compras para o período do Natal? Pois é, a Black Friday ocorre sempre na última sexta-feira do mês de novembro, após o Dia de Ação de Graças, uma das festividades americanas mais representativas.
Aqui no Brasil, não faz muito sentido comemorar o Dia de Ação de Graças, uma vez que é um símbolo da colonização britânica da América do Norte. Por outro lado, faz muito sentido promover a Black Friday para dar aquele up nas vendas de final de ano.
Nos últimos tempos, esse evento tem representado um período de maior faturamento no varejo por conta das promoções super agressivas! Lojas abrem mais cedo, filas enormes se formam, o tráfego de clientes sobrecarrega os sites e por aí vai!
A primeira Black Friday do Brasil aconteceu em 2010 e reuniu mais de 50 lojas do varejo nacional. Em 2013 chegou a faturar R$770 milhões só no e-commerce e, no ano seguinte, esse número saltou para R$1,2 bilhão, consolidando o evento como um dos mais importantes para o comércio online.
A partir do momento que começou a ganhar fama, abriu-se espaço para os espertalhões que sempre conseguem dar seu jeitinho brasileiro. Muita malandragem foi colocada em prática e muitos consumidores foram enganados, afetando assim, a credibilidade da Black Friday, que por sua vez ganhou um apelido lamentável: “Black Fraude”.
Veja abaixo algumas práticas comuns que infelizmente reforçam a veracidade deste termo:
1 – Preços maquiados – algumas empresas sobem o preço de seus produtos e serviços um pouco antes da Black Friday, para depois anunciar grandes descontos. Na realidade, estão vendendo seus produtos e serviços pelo mesmíssimo preço de sempre, como se não houvesse desconto algum.
2 – Preço do carrinho maior que o preço anunciado – você clica na promoção, coloca o produto no carrinho, porém, ao finalizar o pedido, o valor na tela está diferente daquele que foi anunciado previamente. Conclusão: você não tem desconto nenhum!
3 – Frete altíssimo – o preço do produto/serviço está com um belo desconto, mas na verdade é uma isca, pois quando você já clicou em comprar vem o susto: ao imputar seu CEP, percebe que o valor do frete é absurdamente alto. Ou seja, todo o desconto que você “ganhou” com a promoção, é cobrado no frete!
4 – Sites e e-mails falsos – Criados por golpistas, esses sites ou links falsos atraem os consumidores com ofertas muito agressivas e preços extremamente baixos. São capazes de iludir o usuário, literalmente, já que o visual é muito parecido com o das lojas famosas. Porém, deixam o cliente com um tremendo prejuízo, já que ele compra a oferta, mas nunca a recebe.
5 – Problemas na entrega – Por conta da altíssima demanda desse período, você corre um sério risco de comprar seu produto/serviço e recebê-lo muito tempo depois. Talvez no ano seguinte, literalmente!
Tudo isso significa que o que era para ser uma excelente oportunidade, pode acabar em dor de cabeça. Uma das missões desse blog é o compromisso de compartilhar informações úteis, transparentes e de qualidade para as pessoas envolvidas com o mundo das vendas!
E sim, ainda acreditamos nas pessoas e empresas idôneas! Que falam a verdade! Que tratam seus clientes com respeito! Que atuam alinhadas com seus valores! Que querem fazer a diferença na vida das pessoas com seus produtos, serviços e diferenciais! Fique atento e que todos tenhamos excelentes (e reais) oportunidades na Black Friday!