Caro leitor, começo esse post com uma revelação: absolutamente todas as pessoas desse mundo possuem um vendedor dentro de si. Sem exceção nenhuma! Tenham elas já trabalhado com vendas ou não. O que ocorre é que a arte de vender e persuadir é uma habilidade que ainda pode estar em um formato de “pedra bruta” em seu interior; e basta ser lapidada para ser transformada em um diamante!
Existe a possibilidade, inclusive, de você já possuir um vendedor super desenvolvido dentro de si, porém, ainda não tem consciência disso.
Permita-me explicar melhor com 3 exemplos práticos do seu dia a dia.
1 – Quando você fez a entrevista para o emprego em que você atua, você certamente usou técnicas de vendas e persuasão para se vender! Usou argumentos para convencer o entrevistador de que você era o melhor candidato entre todos os interessados! Certamente tentou enaltecer seus pontos fortes, suas qualidades e seus diferenciais. Quis mostrar para o contratante o que a empresa poderia ganhar tendo você em seu time de colaboradores;
2 – Quando você tentou convencer um amigo ou um familiar a fazer aquela viagem inesquecível, certamente deve ter mostrado fotos do destino. Estimulou a outra pessoa a se imaginar no local, se divertindo, descansando, tendo experiências incríveis. Fez ela se teletransportar mentalmente para o destino até conseguir o seu tão desejado “sim”!
3 – Quando você está solteiro(a) e procura um par para se divertir, é bem provável que você tenha literalmente “vendido o seu peixe”: ao frequentar locais de azaração como baladas, bares, praia e afins, deve ter pensado na melhor maneira de se vestir, de se pentear ou de se perfumar; ou ainda, na melhor forma de agir, de olhar ou de se portar.
Esses exemplos contêm técnicas poderosas de vendas e persuasão. Na realidade, a capacidade de persuadir os outros é fundamental se você pretende vender um produto, um serviço, uma ideia ou sua própria imagem.
Seja nos negócios ou na sua vida pessoal, o domínio dessas técnicas lhe permitirá:
– Conquistar mais clientes;
– Compreender mais rápido e com mais precisão o pensamento das pessoas;
– Ter mais satisfação em relacionamentos pessoais e familiares;
– Efetuar mais vendas;
– Ganhar mais do que você pode imaginar;
– Obter a resposta “sim” com mais frequência.
Por conta de tudo isso, desenvolvi um teste de persuasão que leva em consideração 5 pilares, os quais são fundamentais pra você melhorar sua arte de convencimento. São eles:
1 – Neurociência – É importante conhecermos o funcionamento do nosso cérebro, da constituição de suas três partes (cérebro reptiliano, cérebro do meio e neocortex, duas das quais totalmente estimuladas pelas nossas emoções); e como ele faz para tomar suas decisões.
2 – Gatilhos mentais – Tomamos uma porção de decisões no nosso dia a dia sem dispendermos muito esforço; porém, em algumas decisões mais difíceis, tendemos a paralisar ou retardar a tomada de decisão. Contudo, ao nos deparar com esse tipo de situação, existem alguns gatilhos que podem ser acionados para ajudar as pessoas a tomarem as melhores decisões.
3 – Programação neurolinguística – Sim, o corpo fala! Apenas 7% da nossa comunicação se dá através das nossas palavras. Todo o resto é transmitido pelo tom da nossa voz, pelas expressões faciais e pelos movimentos do nosso corpo. Isso significa que a linguagem não verbal tem um poder de persuasão fortíssimo!
4 – Empatia e confiança – Talvez uma das formas mais poderosas de persuadir seja conquistando a confiança da outra pessoa. Com transparência, com verdade e, acima de tudo, com uma vontade genuína de ajudar o outro!
5 – Emoções – Tudo diz respeito às emoções que sentimos. Somos compostos por verdadeiros “coquetéis emocionais” 100% do nosso tempo. Isso significa que temos de lidar com as nossas próprias emoções e, principalmente, com as emoções das outras pessoas. Os benefícios que tiramos dessa relação pode ser muito persuasiva.
Se você tiver interesse em saber um pouco mais sobre tudo isso, clique nesse link – https://forms.gle/zjqQtgZrK4goc8Hh9 – responda ao questionário e receba seu relatório individualizado sobre seu “Poder de Persuasão”!