O primeiro post deste blog é dedicado ao evento de lançamento do novo processo de vendas da Bio Ritmo Academia, empresa a qual sou diretor comercial. Foi um processo intensificado pela situação econômica do país e que envolveu muito estudo. Estudo dos resultados adquiridos até então, estudo da mudança do perfil do consumidor moderno, estudo de tendências. E o mais bacana de tudo isso é que foi algo construído pela empresa inteira!
E a crise?
E que baita crise que estamos vivendo, hein…Não posso ser hipócrita em dizer que a crise acontece somente para os fracos. Sistemicamente, o país está sendo afetado sim…e muito!
A começar por essa bolha política que infelizmente é capaz de isolar ou tirar o foco dos problemas econômicos que o país está sofrendo. Ao estourar essa bolha, aí sim a mira volta para a economia, mas enquanto isso não acontecer dá-lhe juros nas alturas, demissões em massa, inflação crescente, perda do poder de compra, PIB negativo…e por aí vai uma lista infinita!
Revendo alguns hábitos
Não sei você, mas eu com certeza tenho sentido alguns dos impactos dessa crise na minha rotina! Não que eu esteja deixando de fazer o que gosto ou o que me dá prazer, mas tenho buscado alternativas por conta de toda essa situação.
Por exemplo, sou um aficcionado por doces e adoro tomar sorvete. Inclusive, eu amo o sabor Chocolate Belga da marca Haagen-Dazs, mas vamos combinar que esse não é um dos sorvetes mais populares, né. Eu costumava comprá-lo com frequência, mas hoje em dia tenho evitado essa delícia! Não que eu tenha me privado dessa “gordice”, eu continuo tomando sorvete, mas tenho optado por marcas nacionais, mais baratas, pelo menos temporariamente.
E assim vai para outras rotinas da minha vida: ao invés de comprar filet mignon e salmão todos os dias, tenho substituído-os com frequência por um bom filet de frango, um saboroso filet de San Peter ou até um lombinho de porco, que são significativamente mais baratos.
Ah claro, para saciar minha sede, tenho aguardado as promoções de cerveja que os supermercados costumam fazer, geralmente aos finais de semana, e acabo concentrando minhas compras nesses dias…e por aí vai em diversos outros itens da minha rotina. Vou te falar que estou economizando uma boa grana com essas práticas!!!
Mas por que eu e muitas outras pessoas estamos revendo esses hábitos? Todos estão sem poder de compra? Todos estão sem emprego? O dinheiro realmente foi embora? Ou é algo natural que as pessoas começam a fazer, principalmente aquelas mais receosas?
É duro você olhar para o horizonte e ver um cenário nebuloso, não ter boas perspectivas, não saber o que vai acontecer. Tudo isso gera um estado de paralisia. É o famoso “deixa eu esperar o que vai acontecer, para tomar novas decisões”. Decisões de comprar um apartamento, de trocar de carro, de fazer aquela viagem, ou qualquer outro plano fica paralisado. E quando isso acontece em massa, presenciamos uma grande retração econômica!
Oportunidade?
Então a crise realmente existe e é necessário que algumas decisões sejam tomadas urgentemente para que a “roda volte a girar”. Estou construindo todo esse contexto, porque também existem muitas oportunidades em períodos de crise!
Costumo dizer que nesses tempos a população fica mais criativa, revendo muitos costumes, hábitos, processos, estratégias, etc…Em tempos de crise, você é obrigado a rever a sua rota, porque se dormir na direção, poderá pegar uma rodovia sem retorno rumo à falência, rumo ao desemprego, rumo ao fracasso!
São nessas horas que encontramos o momento perfeito para tirarmos da gaveta aquele antigo projeto que sempre quisemos fazer, mas que nunca tínhamos tempo para ele, ou nunca dávamos prioridade nele, porque até então tudo estava a mil maravilhas!
Já ouviu aquela frase que em tempos de crise, enquanto todo mundo está chorando eu abro uma empresa de lenços de papel? Essa é a filosofia: ou você senta e chora, ou você encara o desafio de frente, entende a situação, faz uma leitura do cenário, se planeja e age!
Novo Processo de Vendas
E foi justamente isso que fizemos! Depois de uma queda drástica em nossas vendas, percebemos que a crise realmente tinha chegado para nós e nos demos conta de que precisávamos fazer alguma coisa!
Foi o momento em que começamos a fazer muitos estudos e reflexões sobre nosso modelo de negócio, sobre o perfil do nosso cliente atual, sobre o nosso posicionamento no mercado e sobre a qualidade dos produtos e serviços que estávamos entregando aos nossos clientes! E foi aí que tomamos a atitude de tirar alguns antigos projetos da gaveta e decidimos colocar uma força neles, para literalmente fazê-los acontecer!
Revimos nossa precificação, criamos novos tipos de planos, mais simples e mais práticos, trouxemos serviços inovadores (que até então eram tendências de mercado e passaram a se tornar realidade em nossa entrega), passamos a utilizar a tecnologia ao nosso favor…tudo isso com um único foco: atender melhor os nossos clientes!
Outro ponto importante, foi que nos demos conta que atualmente as pessoas apresentam sinais de impaciência com mais frequência, sempre com pressa e com pouco tempo disponível, o que os deixa mais ansiosos por uma solução rápida! E para completar, é fato que as pessoas estão cada vez mais conectadas com seus smartphones e têm muito mais acesso às informações do que antes; portanto, chegarão muito mais informados no seu estabelecimento! E por terem informações rapidamente na própria palma da mão, também querem informações rápidas, com conteúdo, ao mesmo tempo que querem ser tratados com cuidado e atenção!
E foi pensando em tudo isso que resolvemos mexer no nosso processo de vendas, tornando-o muito mais ágil, prático e assertivo. Um dos principais conceitos que adotamos foi tirar a lupa do nosso processo e colocar a lupa na necessidade, na dor e no sonho de cada um dos nossos clientes. Nesse caso, o desafio foi transformar o processo de vendas mais rápido, sem perder a pessoalidade e mantendo um alto nível emocional, fundamental para o nosso negócio!
Outro grande desafio foi adequá-lo ao perfil do cliente atual, transformando nosso atendimento, até então padronizado, em atendimentos individualizados, utilizando a tecnologia e os nossos novos diferenciais ao nosso favor!
Essa é apenas uma pitada do que inspirou toda essa mudança e serve para ilustrar o fato de que, se a crise não tivesse aparecido, era bem provável que estaríamos ainda com antigo processo de vendas, um pouco mais demorado, burocrático e obsoleto, que um dia já foi vencedor, mas que precisava ser revisto há muito tempo. Ele estava na gaveta, esperando essa crise aparecer, para sair do papel e tornar-se realidade!
Atitude galera! Essa é a palavra! Pare de falar…pense, planeje e faça acontecer!
Segue abaixo a foto do evento do Lançamento do Novo Processo de Vendas, com todo o time que contribuiu para a sua construção: