Já aconteceu de você acordar com muita preguiça de continuar lutando pelas suas metas, pelos seus objetivos e pelos seus sonhos? Já se deu conta que acabou adiando tarefas, ações ou projetos realmente importantes para você, sempre com uma desculpa na ponta da língua para justificar o fato de não ter feito isso ou aquilo? Você sabe exatamente o que tem que fazer, mas simplesmente não o faz?
Pois é, você se surpreenderia se soubesse a quantidade de pessoas que não consegue terminar seus projetos pessoais ou profissionais. São pessoas que costumam dizer que não têm tempo, ou que acham que esses projetos não são tão urgentes assim, ou que realmente não sabem ao certo o que e como executá-los. Que atire a primeira pedra quem nunca se pegou em uma dessas situações!
Foi feita uma pesquisa recentemente a qual perguntava a um grupo de pessoas qual era a maior razão pela qual elas adiavam os projetos que eram realmente importantes para elas mesmas. E o resultado foi que mais de 40% dos entrevistados respondeu que simplesmente não consegue terminar o projeto, porque não sente vontade de executá-lo. Isso mesmo, falta de vontade!
Mas por que será que isso acontece?
A procrastinação
Procrastinar é o ato de adiar algo ou prolongar uma situação para que ela seja resolvida posteriormente. Em outras palavras, um pouco mais fortes, a procrastinação também pode ser considerada uma negligência de atividades, isto é, quando um trabalho não recebe a devida atenção e importância que deveria, sendo deixado de lado para a execução de outras atividades menos importantes.
Esse tipo de comportamento, um tanto quanto corriqueiro em nossas vidas, por um lado pode até ser considerado normal, mas por outro, pode ser muito prejudicial quando começa a impedir o funcionamento das nossas rotinas pessoais ou profissionais.
Bomba relógio
Quando acontece uma situação em sua vida em que você pensa “depois eu resolvo isso”, essa atitude pode ser aceitável. No entanto, quando isso ocorre em larga escala e em recorrência, alguns sintomas perigosos podem aparecer. Primeiramente, o hábito de procrastinar vai contribuir para lhe desconcentrar na busca de seus objetivos principais. Vai dispersar sua energia para atividades de pouca relevância, o que contribuirá para uma queda abrupta em sua produtividade e eficiência.
Além disso, a procrastinação pode causar sérios problemas no trabalho, nos estudos, nos relacionamentos, na saúde e na sua vida inteira. Digo isso porque, ao não realizarmos algo, nos sentimos incapazes, culpados, fracassados e frustrados.
E esse “coquetel” pode se transformar num gatilho poderoso, capaz de disparar uma bomba relógio muito perigosa. Bomba, esta, capaz de ativar outros sentimentos muito ruins, como a angústia, o estresse, a ansiedade e até a depressão. E assim você entra em um círculo vicioso sem fim.
Medos
Geralmente, pessoas que estão tomadas por muita preocupação, no fundo no fundo, são pessoas com temor de que algo ruim aconteça com elas! E muitas vezes essa preocupação vem disfarçada de uma série de outros sentimentos ruins que passam pelo nosso inconsciente, e tomam conta da nossa mente e do nosso corpo sem serem convidados. Estou falando justamente dos sentimentos de angústia, estresse, ansiedade e depressão, citados no parágrafo anterior.
Esses sentimentos, que podem ter sido disparados por conta da procrastinação, também podem ter tido outra origem, um pouco mais profunda. Podem ter sido originados de algum tipo de medo.
O ser humano, por sinal, possui muitos medos! Medo de não ter sucesso, medo de ser demitido, medo de fracassar, medo de não ser amado, medo da escassez, medo da morte e por aí vai. E como os animais instintivos, as pessoas costumam reagir de 2 formas quando estão com medo: ou atacam o que os ameaça, ou simplesmente fogem do que representa o perigo.
Sentir medo é natural: o frio na barriga, a dose de ansiedade ou nervosismo é bom para deixá-lo sempre em alerta, ligado, focado na sua conquista. Mas quando você exagera nessa dose, permitindo que o medo bloqueie sua capacidade de pensar, decidir e agir, aí temos um grande problema.
Quando você acredita que seu objeto de desejo está além das suas capacidades, o medo aflora, ultrapassa a dose recomendada e você se sabota! Ativa o módulo “fugir do que representa perigo”, incentiva a procrastinação e desiste de seus objetivos, mesmo que inconscientemente.
Você permite que o medo te vença, apenas para não ter de enfrentar uma situação que o assusta. Situação, essa, que poderia ser justamente aquela que seria a responsável por você alcançar aquilo que tanto deseja! O resultado disso é a procrastinação! E junto com ela vem a angústia, o estresse e a depressão.
Vampiros da nossa energia
Você sabia que o nosso cérebro, grande responsável pelos nossos comportamentos, pesa cerca de 1,3kg e consome 25% das calorias utilizadas pelo nosso organismo? Pense nessa proporção – uma pequena parte do nosso corpo, responsável por grande parcela do consumo de energia! Isso significa que quando nosso cérebro encontra uma oportunidade para poupar energia, ele o faz! Sem titubear! E consegue fazer isso criando hábitos! Ao criar um hábito, você não precisa mais raciocinar para executá-lo. Simplesmente o faz, de maneira automática.
No entanto, nos deparamos com uma porção de “ladrões” de energia ao longo do nosso dia. Isso mesmo, estamos rodeados por um monte de “vampiros” de energia no nosso cotidiano.
Eles vão sugando nossa energia pouco a pouco ao longo do dia, seja com problemas em casa ou no trabalho, problemas com o corpo ou com a saúde, problemas financeiros ou familiares. Então você vai ficando mais fraco, com mais fadiga, com dificuldade de pensar e de agir. Isso causa preguiça, desânimo, intolerância e impaciência! Nossa, como é difícil se livrar desses “vampiros”, não é mesmo? Eles vão aparecendo, do nada, e roubam toda a nossa vontade e a nossa energia.
E sem vontade e sem energia, convenhamos, perdemos toda nossa força para batalhar, fazer sacrifícios e ir à luta! Acabamos deixando para amanhã ou para fazer depois, na doce ilusão que teremos mais vontade e energia no dia seguinte. Mas os vampiros são persistentes e não morrem nunca! No dia seguinte lá estão eles de novo, roubando nossa vontade e nossa energia. Na semana seguinte de novo. No mês seguinte também. E assim passam os anos e a vida nesse ciclo sem fim. Resultado: comprometemos nossos prazos e nossos ofícios. Isso se chama procrastinação!
Despertando a consciência
A boa notícia é que existe solução para tudo isso! Só o fato de se atentar a esses sabotadores, você já consegue preparar seu mindset, o que significa que quando uma dessas situações desconfortáveis aparecer novamente, você será capaz de fazer uma leitura do que está acontecendo, ficando mais bem preparado psicologicamente! O despertar dessa consciência passa a ser um excelente primeiro passo para você poder se controlar mais e identificar os fatores geradores da procrastinação.
Foque em começar a reconhecer quais são seus vampiros diários! Você precisa reconhecê-los para não deixar que eles suguem sua energia e sua força de vontade. Também precisa se auto conhecer. Quais são seus principais medos? O que lhe causa insegurança e nervosismo? Descubra os motivos e se prepare, se capacite, de modo que sua auto confiança supere seus bloqueios. Isso vai te ajudar a dar o primeiro passo. Vai te ajudar a ter coragem para não adiar as coisas para o dia seguinte!
Gerando energia
Neutralizando seus medos e seus vampiros, aí vem o grand finale.
O ser humano tem uma grande capacidade de geração de energia, principalmente após passar por uma situação de estresse. Zona de estresse é o contrário de zona de conforto. Acontece quando você se sente exposto ou suscetível a algum risco, mexendo com todo seu organismo. Ao final dos acontecimentos, você apresenta um resultado. Seja ele bom ou ruim, você fica mais forte e experiente e cresce ao final do período! É nesse crescimento que você gera energia.
Bem parecido quando você pratica musculação – há um estresse em seus músculos, você fica um pouco dolorido, mas depois vem o processo de recuperação e você fica mais forte e com mais energia!
Portanto, agora que você superou tantos obstáculos para chegar até aqui, é o momento do ânimo, da vontade, da atitude! É o momento da explosão de todos os sentimentos que estão dentro de você!
O “X” da questão nesse momento está em canalizar toda a sua energia em atitude! Atitude que te move! Partir para a ação! Tirar a teoria do papel! Agir, com energia! Essas são as palavras para vencer a procrastinação!