Independentemente de curtir ou não os chamados reality shows, existe algo que chamou muito a minha atenção no BBB 21.
Até 2020, minha sensação era que as últimas edições deste programa estavam indo de mal a pior, com forte queda na audiência, declínio de popularidade e perda em anúncios publicitários do programa.
Contudo, é provável que uma nova guinada tenha acontecido em 2020, por conta da pandemia do coronavírus e do confinamento real que o mundo inteiro foi obrigado a cumprir.
De qualquer forma, o que me chamou a atenção é que a edição de 2021 veio com tudo e está batendo recordes atrás de recordes! Recorde de audiência, recorde no twitter, recorde de anúncios publicitários. Claro que as polêmicas envolvendo Lucas Penteado, Karol Conká e companhia deram um tempero adicional à edição.
Mas o que é que tudo isso tem a ver com o nosso blog de vendas? Eu respondo: Tudo! Vamos pensar juntos.
Primeiramente, os participantes do programa são levados ao extremo de suas emoções, propositalmente pela produção. São provas com desgaste físico, encruzilhadas psicológicas, limitação de alimentação, quartos claros e coloridos pra dificultar o “descanso e a recuperação” do cérebro; mas o que pega mesmo é o ócio da mente das pessoas.
O professor e sociólogo italiano Domênico de Masi escreveu um livro chamado “O ócio criativo”, em que defende a ideia que as pessoas devem dosar trabalhos, estudos e lazer para serem mais produtivas. Ele enaltece a importância do tempo livre no meio do turbilhão do nosso dia a dia. No entanto, o BBB viria como uma afronta para essa filosofia, já que o mesmo é composto somente pelo ócio. E pelo ócio em demasia.
As pessoas que vivem em um ócio exacerbado começam a preencher suas mentes com atividades improdutivas, como fofoca, julgamentos, conflitos e discussões, que contribuem para os ânimos ficarem à flor da pele!
Em meio à toda essa trama, vejo alguns ensinamentos poderosos que podemos aplicar no nosso mundo das vendas. Veja se faz sentido:
– Integridade:
Ficar fazendo joguinhos de conspiração, promovendo o famoso “leva e traz” ou, ainda, agir de uma determinada maneira na frente de uma pessoa e, posteriormente, falar mal dela por trás; são atitudes que levam o participante ao paredão e, consequentemente, até a eliminação do programa!
No mundo real, se você não disser a verdade para o cliente, com um atendimento íntegro, ético e transparente, você também será eliminado por ele!
– Afinidade e empatia:
Muitos participantes justificam suas indicações ao paredão utilizando o argumento de falta de afinidade: “Hoje vou indicar o fulano por uma questão de afinidade mesmo.” Nesse contexto, afinidade e empatia se confundem. Tanto lá dentro da casa, entre os participantes, como na relação dos participantes com o público da audiência. E esse sentimento de afinidade, ou falta dele, é um dos fatores determinantes para a permanência do participante no programa.
No mundo real, se você não conseguir construir essa relação de afinidade ou de empatia com o seu cliente, certamente perderá muitas oportunidades de negócio.
– Inteligência emocional:
Como dito anteriormente, os participantes são levados propositalmente à estafa física e mental, o que os deixa bem mais fragilizados e emotivos. Prova disso é a perda de paciência e a explosão dos ânimos por motivos aparentemente supérfluos. Para lidar com a pressão do jogo, com o confinamento, com as provas, com a distância da família, com os conflitos da convivência diária, é preciso ter muuuuuita inteligência emocional. É um trabalho de auto conhecimento e de conhecimento ao próximo. É entender como você funciona e quais gatilhos te descontrola e, ao mesmo tempo, entender como o outro funciona e quais gatilhos os descontrola. É saber lidar com as suas próprias emoções e também com as emoções do outro.
No mundo real, se você é o tipo de pessoa que perde a paciência facilmente com qualquer “tipo” de cliente, seja aquele que quer mais explicações, aquele que quer pensar um pouco mais ou aquele que está um pouco exaltado, por exemplo, deveria repensar se realmente quer trabalhar com vendas, se relacionando com o público em geral. Isso, porque a grande maioria das pessoas é assim: emocional e instável.
– Parcerias:
Muitos participantes costumam combinar votos, fazer manipulações e panelinhas. Isso não é muito bem visto e pode te colocar no paredão com facilidade. Porém, a essência dessa atitude é interessante, pois ela diz respeito às parcerias. Se você for capaz de expor suas opiniões com confiança, clareza e assertividade, poderá influenciar, inspirar e engajar as pessoas. E se nessa relação prevalecer a integridade, a transparência e, acima de tudo, a relação de ganha-ganha, onde todos os envolvidos saiam beneficiados, você será capaz de criar uma forte aliança.
No mundo real, é importantíssimo que você tenha a habilidade de criar fortes alianças e parcerias. Principalmente em um país como o Brasil, que passa por uma crise a cada 7 anos em média, as parcerias podem te ajudar a encontrar soluções inovadoras para vender mais e prosperar.
Integridade, afinidade/empatia, inteligência emocional e parcerias são quatro ensinamentos que o BBB tem nos mostrado. Se os participantes do programa, assim como os vendedores do nosso Brasil, conseguirem colocar esses ensinamentos em prática, certamente estarão mais próximos de levar o grande prêmio!