05 ago 2019

5 aprendizados ao assistir um jogo da NBA

Olá caro leitor, como vai? Não me lembro se já tive a oportunidade de compartilhar com você, mas gostaria de dizer que eu sou um apaixonado pelo mundo dos esportes! Como a maioria das crianças do nosso país, cresci jogando futebol! Nos tempos de colégio, me destaquei no handball. Quando o Guga estava em alta, me aventurei no tênis! Atualmente sou um praticante assíduo de musculação, atividade que encaro como lifestyle!

No entanto, teve um outro esporte que fez parte significativa da minha vida: o basquete! Fui jogador federado quando defendia as cores vermelho e branco do Esporte Clube Sírio. Nessa época, o Sírio tinha muita expressão no basquete nacional, fruto da conquista do Campeonato Mundial Interclubes de 1979, com a grande equipe liderada por Oscar Schmidt e cia.

Mas meu ídolo mesmo era o Michael Jordan. Na minha opinião, o melhor jogador de basquete de todos os tempos! O que ele fazia em quadra era inacreditável Era capaz de encantar a todos nos quatro cantos do mundo, além de ser um verdadeiro exemplo dentro e fora das quadras!

Por causa dele, acabei me tornando um apaixonado pela NBA (a liga nacional de basquete norte-americana). Acompanhava todos os jogos que eram televisionados na época e, ali, surgiu um sonho de um dia assistir ao vivo um jogo da NBA!

Cerca de uns 20 anos depois, eu finalmente consegui realizar esse sonho! Foi durante minha estadia de férias em Miami Beach, onde tive a oportunidade de acompanhar um jogo do Miami Heat, em sua incrível American Airlines Arena, contra o Washington Wizards.

Depois de tanto tempo eu estava realizando um sonho de adolescência. Fui tomado por um sentimento de euforia completo! Estava extasiado! Então, aproveitei esse momento para também fazer algumas observações interessantes sobre o mundo dos negócios! E na boa, americano é muito bom em fazer negócios, criar espetáculos e gerar experiências memoráveis! Por esse motivo, compartilho aqui os 5 principais ensinamentos que tive ao assistir uma partida da NBA. Vamos a eles:

1 – Facilidade

Adquiri minhas entradas ainda no Brasil, pela Internet. E assim como no cinema, você pode escolher os assentos que quer assistir à partida, de acordo com o preço que está disposto a pagar. Foi o que fiz. Escolhi o setor e os assentos, inseri os dados do meu cartão de crédito e depois de 2 minutos os ingressos já estavam na minha caixa de e-mail. Minha experiência memorável com a NBA começou com bastante facilidade!

2 – Organização e segurança (sem burocracias)

No dia do jogo, chegando na American Airlines Arena, acabei ficando um pouco perdido por conta dos inúmeros portões de entrada. Mas isso nem chegou a ser um problema, pois havia uma enorme quantidade de funcionários dando informações. Eles foram me instruindo, até que cheguei no local correto. Lá, todos os torcedores passaram por uma inspeção em um detector de metal. Tudo muito rápido e seguro! Aliás, a arena é muito segura para ir com a família toda, sem confusão, sem empurra-empurra.

3 – Cordialidade

Ao entrar na Arena, havia mais uma “batelada” de funcionários perguntando se eu precisava de alguma ajuda. Todos muito simpáticos, com sorriso no rosto e empolgados com o jogo! Eles sabem que recebem uma grande quantidade de estrangeiros e, por isso, se preocupam em nos receber muito bem! O fato é que eu fui praticamente levado até o meu assento. Detalhe: o número da minha cadeira estava certinho, exatamente do jeito que comprei pela internet. 

4 – Estrutura

Quando você entra na quadra já é um impacto. Os telões no meio, o colorido, a música, tudo é muito empolgante. E a estrutura, então, é de arrasar! A arena é gigantesca! São 4 andares, onde você pode se deslocar pelas escadas rolantes ou pelos elevadores de acessibilidade. Tudo muito limpo e impecável! Inclusive os banheiros! Há diversos restaurantes e tendas, com vários tipos de comida e bebida, para você escolher o que mais lhe agrada! Também existem diversas lojas com produtos da marca do Miami Heat. 100% da arena é climatizada! E 100% da arena é coberta por rede de wi-fi gratuita.

5 – Entretenimento

Assistir um jogo da NBA é vivenciar uma experiência atrás da outra! Logo na entrada dos jogadores, você já fica boquiaberto com a apresentação dos times e com os shows pirotécnicos de abertura! Os intervalos são repletos de desafios! Algumas pessoas da plateia são selecionadas para arremessar um lance livre ou arriscar um chute da linha de 3, sempre valendo prêmios! O que dizer então das cheenleaders com suas coreografias? E o mascote do time da casa, que interage com a plateia? Por falar em interação, o telão também faz isso por meio da Dance Cam. Os torcedores mais animados e empolgados, que fazem as danças mais esquisitas do planeta, aparecem no telão. E quando isso acontece, a arena toda vibra e cai na gargalhada!  

Facilidade; organização e segurança (sem burocracias); cordialidade, estrutura e entretenimento. Resumidamente, esses foram os 5 pontos que chamaram muito a minha atenção! E eu só queria assistir um jogo de basquete. Ah, quase esqueci de falar: o jogo foi fantástico, bem equilibrado e os Heats saíram vitoriosos: 115 x 109! Toda essa experiência se transformou literalmente na realização de um sonho!

Será que no Brasil há espaço para implantarmos filosofia semelhante em nossos eventos e prestação de serviços?

2 thoughts on “5 aprendizados ao assistir um jogo da NBA”

  1. Roberto
    Texto muito interessante, que, ao ler, nos transpõe e nos faz vivenciar as emoções pelas quais você passou. O mais interessante foram os tópicos extraídos da sua experiência, e que fariam muito sentido se transportados para a nossa realidade.
    Parabéns!

  2. Observação perfeita Betão ! Consegui me ver em vários momentos do seu texto !
    A estrutura da NBA 3 absurda . Não conheço a AA Arena ainda mas posso dizer que os outros ginásios não fogem a essa estrutura e organização . Já conheci o Madson e o Barckey Center e são sensacionais também

    Quem sabe um dia não veremos algo parecido aqui no Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *