A era da experiência: o case do Orlando City

A era da experiência: o case do Orlando City

Você sabia que o futebol é o esporte mais popular do mundo? É isso mesmo, são mais de 270 milhões de pessoas que jogam futebol regularmente dentre os quatro cantos do mundo! E nos Estados Unidos essa prática vem aumentando ano a ano, desbancando inclusive o tradicional futebol americano. Inclusive, os americanos foram as pessoas que mais adquiriram ingressos nas últimas 4 copas do mundo, mais do que qualquer outra nacionalidade.

A MLS, liga nacional de futebol (soccer) dos Estados Unidos foi criada em 1994, ano em que o país sediou a Copa do Mundo. Atualmente, esse é o 3º esporte mais popular do país, atrás apenas da NFL (Futebol Americano) e da NBA (Basquete).

Nesse cenário temos o clube de futebol – Orlando City – um time que representa a paixão brasileira na MLS. A começar pelo seu presidente – Flavio Augusto da Silva, que é brasileiro. Além disso, o meia Kaká foi um dos ícones que atuou no time antes de se aposentar.

Os Lions, como são chamados, não cativaram apenas o coração da população local, como também vêm consolidando sua marca globalmente, com jogos transmitidos ao vivo para mais de 170 países e narrados em 90 idiomas.

Ao analisarmos esse case mais profundamente, percebemos que um dos segredos por trás do sucesso do Orlando City, está a filosofia de engajar seus torcedores através de uma experiência premium!  

Participei de uma palestra com o vice-presidente de comunicação do clube – Diogo Kotscho – que compartilhou algumas estratégias interessantíssimas! Pra começar, o Orlando City oferece conexão wifi gratuita em toda a arena, o que permite que os torcedores façam vídeos e streaming em tempo real!

Além disso, o torcedor compra tudo pelo APP na hora do jogo. Isso significa que se ele vê outro torcedor ao seu lado com um boné muito legal, por exemplo, basta entrar no APP e comprá-lo, que ele o recebe no seu assento alguns minutos depois. E isso vale pra tudo: camisa, apetrechos, cerveja, hot dog. Tudo!

Nos demais andares da arena, há um “shopping” de lojas para entreter os torcedores. E por falar em entretenimento, talvez você dê sorte de bater um pênalti lá no gramado no intervalo da partida. Ah, e antes do jogo começar é capaz que você desfrute um belo show de algum cantor americano.

É uma experiência atrás da outra! Nos EUA, nada vende mais do que experiências! Nesse caso, elas chegam a ser quase mais importantes que o resultado do próprio jogo. São tão mais importantes, ao ponto que se o time da casa perder, por exemplo, o torcedor que foi na arena pensará que ao menos ele teve um dia super legal!

Essa filosofia é simplesmente fantástica, você não acha? Ela reflete a modernidade do assunto atendimento ao cliente, que hoje em dia é totalmente voltada para as experiências que somos capazes de gerar!

E você, com seu negócio? Que tipo de experiência está proporcionando ao seu cliente?

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